Investimentos confirmados. E novidades só para 2025. O CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Rafael Chang, confirmou no último dia 5 de março, o que a marca japonesa batizou de: “o anúncio mais importante dos 66 anos de história da Toyota no Brasil. E o plano concentra um total de investimentos de R$ 11 bilhões no país até 2030. Contudo, o início da produção do provável SUV compacto, Yaris Cross, será em 2025.
E ainda de acordo com a Toyota do Brasil, América Latina e Caribe esse aporte financeiro ampliará a capacidade de produção de veículos e motores. Mas, ao que tudo indica, servirá também para a introdução de novos modelos equipados com a tecnologia híbrida flex da marca. Contudo, segundo a Toyota, os investimentos foram viabilizados por iniciativas favoráveis implementadas pelo Estado de São Paulo.
Entretanto, desse montante, R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026 e incluem a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, possivelmente o Novo Yaris Cross. E pelo que a Toyota confirmou a previsão de produção é para 2025. E para completar, haverá uma produção de outro modelo com a mesma tecnologia, desenvolvido especialmente para o Brasil.
Mas de acordo com alguns colegas e veículos brasileiros, pode ser uma nova picape monobloco para concorrer com a Toro. E um conceito já fora apresentado em 2023 durante o o Salão de Tóquio, Toyota EPU Concept.
Expansão da Fábrica em Sorocaba
Mas os novos investimentos viabilizarão a expansão do parque fabril da Toyota Brasil em Sorocaba (SP). E por isso será necessário construir novas instalações no local, para as quais serão transferidas as operações produtivas de Indaiatuba (SP). Contudo, isso ocorrerá de forma gradual, a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o final de 2026.
Além disso, é importante ressaltar a manutenção de 100% dos empregos e a criação de 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba. E as contratações terão início em meados de 2026 e, até 2030, deverão alcançar 2 mil novos empregos diretos. Mas pode representar aproximadamente 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva, com os indiretos.
OPINIÃO DO FREIRE
E a Toyota continua forte no mercado brasileiro, mas precisa de rejuvenescimento para se manter competitiva perante os concorrentes. Esperava-se que o Yaris Cross ajudasse nesse processo, chegando ainda em 2024. Mas toda a rede vai precisar ser criativa e manter a agressividade para não perder negócio. Apostando, como sempre, na qualidade, liquidez e confiança do cliente Toyota.
Mas, Corolla, Corolla Cross, Yaris, Hilux e SW4 vão sofrer forte ataque dos elétricos chineses, dos coreanos, norte-americanos e demais “players” do mercado brasileiro. A confirmação dos investimentos, a força do Banco Toyota, do Consórcio e até dos concessionários serão preponderantes para que a marca continue competitiva e mantendo as vendas no mesmo patamar.
E outra iniciativa importante é a ampliação da rede. Já que as grandes capitais do Brasil e grandes centros ganharão novos concessionários e pontos de vendas para atender a demandar e tentar aumentar a participação em mercados nos quais a marca tem perdido “fatia”. Eu continuo apostando alto na Toyota Brasil e você?
Por que não tem isenção para carro movido a Etanol no Brasil? #shorts #cortes
Motores E AÇÃO
Fiat Hybrid: campanha publicitária Like a virgin
Motores E AÇÃO
Novo Volkswagen Tera : um novo suv para ser líder de vendas?
Motores E AÇÃO
Fiat Hybrid brasileiro e pernambucano. #cortes #shorts
Motores E AÇÃO
Fiat Pulse e o Fastback Hybrid para democratizar o carro híbrido no Brasil
Motores E AÇÃO