Renault aposta forte em nova era no mercado brasileiro e em pleno Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, apresentou na última semana de outubro o novo Kardian, suv compacto ou hatch aventureiro. Em busca de se descolar dos produtos da Dacia e de apresentar um produto competitivo, o novo carro da Renault será produzido no Complexo Ayrton Senna no Paraná a partir de dezembro deste ano. Contudo, a novidade só começará a ser vendida em 2024.
O Renault Kardian apresenta novo logotipo da marca, grupo óptico dianteiro em 3 níveis com DRL, faróis alto e baixo e de longo alcance no para-choque. Destaque ainda para as rodas de liga leve de 17 polegadas, lanternas traseiras em C e ainda novidade no motor turbo 1.0 e ainda câmbio automatizado de dupla embreagem.
CONFORTO
E outra aposta da Renault é em relação ao acabamento e espaço interno. Já que conta com 2,60 metros de entre eixos e oferece bom espaço para pernas dos passageiros do banco traseiro. Além de quadro de instrumentos digital de 7”, o painel do multimídia é de 8” e o freio de estacionamento será elétrico. Mas outro destaque que impressionou a todos foi o porta-malas de 410 litros.
Tudo isso para enfrentar os já conhecidos do mercado Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, referências no segmento. Quadro de instrumentos digital de 7″, multimídia de 8″, freio de imobilização eletro assistido e porta-malas de 410 litros tornam o Kardian um produto bastante competitivo na faixa de preço do Nivus e do Pulse. E mesmo chegando às concessionárias só em março de 2024, estima-se que o Kardian comece a ser vendido a partir de R$ 115 mil reais, mas o preço só será definido às vésperas da chegada as lojas.
Novo Motor
E a Renault desenvolveu um novo motor 1.0, três cilindros, turbo flex, de 125 cv e 22,4 kgfm de torque com etanol. Além disso, o conjunto ganhará um câmbio automatizado de duas embreagens a banho de óleo, de seis marchas.