A brasileira Tatiana Weston-Webb, vice-campeã mundial de 2021 e medalhista de prata olímpica em Paris 2024, anunciou sua retirada do restante do **World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2025**. Aos 28 anos, Tati decidiu priorizar seu bem-estar físico e emocional após quase uma década no topo do surfe mundial. Confira os detalhes do comunicado e o que vem por aí no CT! 🏄♀️
#### Comunicado Oficial de Tatiana Weston-Webb
“Este não tem sido um momento fácil para mim. Sou incrivelmente grata por tudo que conquistei no surfe até agora e pelo apoio que sempre recebi dos meus patrocinadores, equipe e fãs. Cada conquista foi resultado de um esforço intenso e coletivo. Recentemente, percebi que precisava prestar mais atenção à minha saúde emocional. Como atleta, sempre fui apaixonada pelo que faço, mas também sei que cuidar do meu bem-estar é essencial para honrar minha paixão e continuar competindo em alto nível. A exaustão emocional e física que tenho sentido ultimamente foram sinais claros de que era hora de fazer uma pausa e me reconectar comigo mesma.
TEAHUPO’O, TAHITI, FRENCH POLYNESIA – MAY 29: Tatiana Weston-Webb of Brazil prior to surfing in Quarterfinal 4 of the SHISEIDO Tahiti Pro on May 29, 2024, at Teahupo’o, Tahiti, French Polynesia. (Photo by Matt Dunbar/World Surf League)
Falar sobre saúde mental no esporte é algo que acredito ser importante para todos nós. Quero ser honesta com aqueles que me seguem e me apoiam, reconhecendo que mostrar vulnerabilidade não nos torna mais fracos; pelo contrário, nos torna mais humanos e conectados, e também nos permite atingir nosso potencial máximo dentro e fora da competição. Esta pausa não é um fim, mas um novo começo. Sei que, com o apoio de todos, retornarei à água mais forte, mais autoconsciente e mais apaixonada do que nunca.”
“O bem-estar de Tatiana vem em primeiro lugar, e admiramos sua franqueza em priorizar sua saúde”, disse **Jessi Miley-Dyer**, Comissária da WSL. “Tati é uma das surfistas mais dinâmicas e talentosas de sua geração. Sabemos que fãs ao redor do mundo continuarão a apoiá-la em sua jornada, e desejamos a ela tudo de melhor durante esse período.”
JEFFREYS BAY, EASTERN CAPE, SOUTH AFRICA – JULY 15: Tatiana Weston-Webb of Brazil after winning the Final at the Corona Open J-Bay on July 15, 2022 at Jeffreys Bay, Eastern Cape, South Africa. (Photo by Beatriz Ryder/World Surf League)
#### Carreira Brilhante de Tati
Competindo no CT desde 2015, Tati é uma lenda viva do surfe:
– 🥈 Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
– 🥇 Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
– 2ª colocada nas WSL Finals de 2021
– 4 vitórias em eventos do CT
– Nota 10 perfeita em Teahupo’o, Taiti
– 5 temporadas entre as Top 5 do mundo, incluindo #3 em 2024
Com duas medalhas de ouro nos ISA World Juniors e o título de Novata do Ano em 2015, ela deixa um legado inspirador enquanto se prepara para esse hiato.
TEAHUPO’O, TAHITI, FRENCH POLYNESIA – MAY 29: Tatiana Weston-Webb of Brazil surfs in Quarterfinal 4 of the SHISEIDO Tahiti Pro on May 29, 2024, at Teahupo’o, Tahiti, French Polynesia. (Photo by Ed Sloane/World Surf League)
#### Impacto no CT 2025
Com Tati fora, a surfista substituta **Nadia Erostarbe (ESP)** já cobre os eventos pré-Corte de Meio de Temporada para Johanne Defay (FRA). Uma vaga extra por evento será preenchida por wildcards locais. As próximas etapas do WSL CT 2025 são:
– **Surf City El Salvador Pro**: 6 a 15 de junho
– **Vivo Rio Pro (Saquarema, Brasil)**: 23 a 31 de julho
PENICHE, PORTUGAL – MARCH 7: Tatiana Weston-Webb of Brazil after winning the Final at the MEO Pro Portugal on March 7, 2022 in Peniche, Portugal. (Photo by Thiago Diz/World Surf League)
Opinião do Freire
É preciso muita coragem e maturidade para tomar uma decisão dessas, e claro, muito apoio de amigos e da família, além dos patrocinadores. A saúde mental de profissionais e atletas está cada vez mais ameaçada devido a tantas cobranças, exigências, críticas e julgamentos reais e virtuais, graças a Internet.
Atletas de alto nível precisam ter um suporte ainda maior para enfrentar esse dia a dia e se manter no foco para estar sempre entre os melhores. Sou fã da carreira da Tati e to surf como um todo, e espero que tudo se resolva da melhor maneira possível, principalmente para ela. Dentro e fora do surf. E aos atletas profissionais e amadores, não menospreze os sinais e as terapias necessárias para se manter de bem com a mente. Avante, atitude positiva sempre. Curta, comente e envie mensagens para nossa Rainha do Surf Brasileiro.