Além da nova geração do híbrido Prius, a Toyota está apresentando outra novidade no Salão de Los Angeles: o conceito Toyota bZ Compact SUV Concept. Com esse carro conceito, a montadora mostra uma prévia de como será o futuro SUV compacto totalmente elétrico que vai lançar em um futuro próximo e que vai ampliar o portfólio da bZ (beyond Zero), nova marca do grupo japonês, dedicada aos modelos com emissão zero.
Embora o Toyota bZ Compact SUV Concept pareça estar quase pronto para entrar em produção, suas linhas gerais devem mudar até que o carro seja lançado definitivamente. A dianteira, por exemplo, possui cantos vivos que não seriam aprovados por nenhum órgão de segurança, por conta do risco aos pedestres. O mesmo vale para o desenho da traseira. Já nas laterais, o estilo “musculoso” da carroceria seria um desafio e tanto para ser posto em prática. Mas não se pode negar que o carro conceito é muito atraente e se destaca pelo estilo moderno.
Já na parte interna, o Toyota bZ Compact SUV Concept aposta no estilo minimalista, no qual o painel traz poucos botões e comandos. O quadro de instrumentos é composto por uma pequena tela digital, enquanto um monitor maior (a medida não foi revelada) no centro exibe as principais informações sobre o carro e possui os comandos do sistema de ventilação e ar-condicionado e do de entretenimento.
Detalhe: quadro de instrumentos e a tela central são curvadas, o que pode transmitir impressão de modernidade, mas, na prática, pode atrapalhar por refletir a luz do sol. A versão definitiva do carro não deve ter esse tipo de equipamento.
Outro item que chama a atenção é o console central, que mais parece uma pequena mesa e que fica praticamente suspenso entre os bancos dianteiros. Um porta-objetos/descansa-braço completa a área dianteira da cabine. O volante com formato retangular e comandos bem ao alcance dos dedos é bonito e parece ser bastante funcional.
A Toyota não divulgou qualquer detalhe técnico sobre o carro, mas afirma que vai revelar mais informações sobre o bZ Compact SUV Concept no mês que vem.
Fonte: Terra