No evento Kenshiki 2023 da Toyota Motor Europe (TME), em Bruxelas na Bélgica, na primeira semana de dezembro, uma equipa de executivos globais e europeus da marca apresentou os mais recentes produtos e tecnologias eletrificados da empresa. E ainda anunciou a chegada da nova Hilux Hibrida para 2024, dentro da linha de utilitários profissionais.
E Kenshiki significa visão em japonês e a edição deste ano decorreu perante um público de mais de 300 meios de comunicação focados em veículos elétricos a bateria e movidos a hidrogénio, que desempenharão um papel significativo na estratégia multi tecnológica que permite uma abordagem multifacetada da marca nos próximos anos.
Mobilidade para Todos
E o princípio da Toyota de “Mobilidade para Todos” e o seu compromisso em alcançar a neutralidade carbónica na Europa até 2040 e globalmente até 2050 orientam a abordagem da marca ao desenvolvimento de novos produtos.
Mas a gama de futuros veículos elétricos a bateria Toyota e Lexus apresentados no Kenshiki Forum deverá circular nas estradas europeias nos próximos anos – incluindo o Lexus LF-ZC, o Toyota FT-Se Toyota FT-3e, o Toyota Sport Crossover Concept e o Toyota Urban SUV Concept.
Expansão de veículos elétricos a bateria
E até 2026, a TME irá ter cerca de 15 veículos diferentes com emissões zero sob a marca Toyota, desde automóveis de passageiros a veículos comerciais ligeiros, quando se espera que o mix europeu de BEV da Toyota seja superior a 20 por cento e atinja um volume superior a 250 000 veículos por ano.
Hidrogênio
Já no que diz respeito ao hidrogénio, a Toyota mantém uma perspetiva confiante sobre o seu papel único na contribuição para a descarbonização da mobilidade da Europa com a dinâmica do crescimento das infraestruturas e da disponibilidade de hidrogénio verde.
Porém, a estratégia de hidrogénio da Toyota abrange vários setores de mobilidade; no segmento de automóveis de passageiros, oferece o Mirai e o recém-lançado Crown. No setor comercial, a Fábrica de Hidrogénio da Europa da TME está a integrar a sua atual tecnologia de pilha de combustível em caminhões, ônibus (autocarros), barcos – e pick-ups, como foi visto no protótipo elétrico da Hilux com pilha de combustível a hidrogénio, apresentado no Kenshiki.
E a tecnologia do hidrogénio irá evoluir ainda mais quando a Toyota lançar os seus sistemas de pilha de combustível de terceira geração em 2026.
Hilux Híbrida Toyota Professional
Mas a Hilux é também parte fundamental da frota Toyota Professional, um pilar da frota comercial da TME para clientes que valorizam qualidade, durabilidade e fiabilidade. A Hilux irá receber um novo impulso em 2014 quando for lançada uma versão com sistema híbrido de 48 volts, proporcionando mais potência e binário e melhorando a eficiência de combustível em 10 por cento.