O sábado (12/05) será de folga e treino para os melhores surfistas do
mundo que disputam a quarta etapa do circuito em Itaúna (Saquarema/RJ)
Sem ondas e sem surf no principal palco do surf brasileiro, Itaúna – Saquarema/RJ! O sábado (12/05) começou cedo para a organização, imprensa especializada e staff dos atletas que estão em ação na quarta etapa do Circuito Mundial de Surf. A primeira chamada para o segundo dia foi às 6h45, mas as condições não contribuíram para uma boa competição, e os responsáveis técnicos do evento decretaram “DAY OFF”. A próxima chamada será no mesmo horário no domingo (6h45), dia das mães e quem sabe de muito surf e emoções na praia. Segundo os especialistas do surf nacional, as séries de ondas estavam muito demoradas com ondas cheias de meio metro, com vento sudoeste, o que atrapalha e muito as formações das ondas para direita e esquerda.
Ainda de acordo com o RicoSurf.com.br, as condições devem ficar excelentes entre a segunda (14/05) e a quarta-feira (16/05), com ondas de até 1,5m nas séries. Na sexta-feira de ondas pequenas, foi realizada a primeira fase feminina e das três participantes do Brasil, apenas a gaúcha Tatiana Weston-Webb estreou com vitória passando direto para a rodada classificatória para as quartas de final do Oi Rio Women´s Pro. A cearense Silvana Lima e a saquaremense Taís de Almeida perderam e terão que disputar a repescagem. Já os homens ainda não estrearam na quarta etapa da temporada, pois o início da competição masculina foi adiado na sexta-feira e agora no sábado também.
“Sem dúvidas, foi a decisão mais correta chamar um day off hoje (sábado)”, aprovou uma das surfistas que vão disputar a repescagem feminina, Paige Hareb, da Nova Zelândia. “Ontem já foi difícil competir, mas sei que a previsão mostra que tem ondas chegando nos próximos dias, então não precisa tanta pressa agora. Eu ainda não consegui passar da segunda fase esse ano e meu objetivo é conseguir isso aqui no Brasil. Gostei muito de Saquarema, é uma cidadezinha pequena e bem tranquila, lembrando bastante a minha cidade na Nova Zelândia e realmente só quero passar dessa segunda fase (risos)”.
Na categoria masculina, são quatorze brasileiros entre os 36 surfistas que ainda aguardam para estrear em Saquarema. Entre eles, destaque para o potiguar Italo Ferreira, que vai competir com a lycra amarela do Jeep Leaderboard na Praia de Itaúna e o campeão mundial Adriano de Souza, que defende o título de campeão do Oi Rio Pro conquistado na decisão do ano passado com o australiano Adrian Buchan.
A etapa brasileira do World Surf League Championship Tour ainda tem prazo até o dia 20 para ser encerrada e uma nova chamada para as duas categorias foi marcada para as 6h45 do domingo na “Capital Nacional do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.