Ícone do site Motores e ação

Segurança: Volvo cria radares para que ninguém fique esquecido nos carros

A Volvo Cars desenvolveu um sistema para que ninguém fique esquecido em seus carros, o que evitará incidentes muitas vezes fatais. Os engenheiros projetaram um radar interno para ser preciso e sensível o suficiente para detectar os menores movimentos em escala submilimétrica – como os de uma criança dormindo. É o primeiro recurso desse tipo a cobrir todo o interior do carro, incluindo o porta-malas.

O recurso de segurança estará  no Volvo EX90, SUV elétrico que será lançado em novembro de 2022. Segundo a Volvo Cars, estatísticas do governo dos Estados Unidos mostram que desde 1998, mais de 900 crianças morreram no país depois de serem deixadas em carros quentes. Infelizmente, a maioria das mortes dentro dos veículos ocorre porque alguém esqueceu que seu filho estava no carro. Em meados de setembro, uma família de Natal (RN) acabou perdendo seu filho de três anos por conta da fatalidade do tipo.

Segundo o fabricante sueco, o sistema de radar interno será lançado inicialmente (em locais em que a legislação permitir) no Volvo EX90, que será revelado em 9 de novembro. O recurso também será incluído em outros modelos de veículos que ainda serão lançados.

Com sensores integrados no console superior, nas lâmpadas de leitura no teto e no porta-malas do carro, o sistema é o primeiro que pode detectar movimentos submilimétricos em todo o interior do carro.

Para cobrir o máximo possível da cabine e detectar se uma criança ou animal de estimação foi deixado no carro, os radares ficam espalhados por toda a cabine da frente para trás, incluindo o porta-malas traseiro.

Toda vez que o carro for travado, o sistema de radar interno é ativado e determina se o carro está sem pessoas ou animais de estimação, antes de permitir que seja travado.

Sair da versão mobile