RALLY DOS SERTÕES 30 ANOS: COMEÇOU A ODISSÉIA 2022 ! Começou a Odisseia 2022 do Rally dos Sertões. A partir deste sábado (27) a caravana do Sertões BRB 30 anos parte para a primeira de 14 etapas do maior rally do mundo, que começa a desafiar os competidores com o percurso que liga Foz do Iguaçu a Umuarama, ainda no Paraná.
São 366 quilômetros, 173 cronometrados atravessando fazendas de soja, com predominância de cascalho, alguns trechos de pedras e muitas lombadas. Com 7.202km pela frente até Salinópolis (PA), onde chega dia 10/9, ainda não é hora de arriscar tudo. Por outro lado, com o equilíbrio esperado para a disputa, é fundamental iniciar bem.
SUPER PRIME
Equilíbrio, aliás, que ficou evidente nas disputas do prólogo e do Super Prime. Que serviram ‘apenas’ para definir a ordem de largada da especial de abertura, mas já levantaram poeira e deram uma prévia do que vem pela frente.
Tanto um quanto o outro foram disputados em marcos de Foz – o primeiro no Parque Nacional do Iguaçu, junto ao estacionamento do acesso às Cataratas; o segundo no Marco das Três Fronteiras.
Os oito melhores de cada modalidade no prólogo avançaram à disputa do Prime, em confrontos eliminatórios numa pista de 1.200m com traçados paralelos. Um circuito desenhado para garantir espetáculo e prender a atenção do público, como, aliás, foi o caso.
E os vencedores ganharam o direito de escolher sua posição de partida – ser o primeiro a largar para o trecho cronometrado na maioria das vezes é uma desvantagem.
Nas motos, a final colocou lado a lado o atual campeão Adrian Metge (Yamaha) e o estreante Gabriel Soares, o Tomate (Honda). Com formação no motocross e experiência no Enduro FIM, o mineiro Tomate levou a melhor e ainda mostrou seu talento nos saltos e manobras.
Nos UTVs, problemas mecânicos impediram o avanço de destaques como os atuais bicampeões Deninho Casarini/Ivo Mayer (Cam-Am Factory) à decisão do Super Prime. Bruno Varela/Gustavo Borotolanza (Varela Racing) até chegaram ao duelo decisivo, mas nem chegaram a largar. Melhor para André Hort/Gustavo Bortolanza (MH Racing).
Já entre os carros, Lucas Moraes/Kaíque Bentivoglio (MEM Motorsport) fizeram bom uso de uma das máquinas mais modernas e desenvolvidas do grid: a Toyota Hilux Overdrive T1+. Em um confronto de campeões, os de 2019 bateram Marcos Baumgart/Kleber Cincea (X Rally), melhores em 2020.
Etapa 1 – Florão da América – 27/8 – Sábado
Foz do Iguaçu (PR) – Umuarama (PR)
DI – 20 km
TE – 173 km
DF – 173 km
TOTAL: 366 km
* DI = Deslocamento inicial. TE = Trecho Especial. DF = Deslocamento Final.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do MOTORES E AÇÃO? Inscreva-se no canal!
CONTATOS MOTORES E AÇÃO:
E o projeto motores e ação nasceu em 2002, sempre liderado pelo jornalista automotivo Freire Neto. TV, Rádio, Jornal e internet. www.motoreseacao.com !
📝 Inscreva-se no canal e convide um amigo: https://bit.ly/3KAoCuG 📺
🚗 🚙 🚘 🚛 🏎️ Procura um Veículo para chamar de seu? Aproveite as promoções, condições e oportunidades dos nossos parceiros: https://motoreseacao.com/formulario-c… 📝
💻 MOTORES E AÇÃO – Aperte o Play! Soluções em marketing automotivo e consultoria de resultados . Marque uma reunião e confira. 🕹 https://linktr.ee/freireneto