Produção de motocicletas supera 122 mil unidades em janeiro

Previous slide
Next slide

A produção de motocicletas no PIM (Polo Industrial de Manaus) totalizou 122.867 unidades em janeiro. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é 46,7% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (83.743 motocicletas) e 44,4% maior na comparação com dezembro (85.117 unidades).

Ainda segundo levantamento da Abraciclo, este foi o melhor resultado para o mês desde 2014, quando 146.557 motocicletas saíram das linhas de montagem do PIM.

O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, destaca que, depois de três anos, este é o primeiro mês de janeiro que a indústria operou normalmente. “Tanto o início de 2021 como o de 2022, foram marcados pela pandemia, que impôs restrições ao funcionamento das fábricas e freou a produção”, explica. “Agora estamos acelerando o ritmo de produção para atender a demanda que se mantém em alta”, diz.

Na avaliação do presidente da associação, o mercado de motocicletas deve seguir aquecido nos próximos meses. “A motocicleta representa hoje uma ótima opção para deslocamentos urbanos, pois é ágil, tem baixo custo de manutenção e é fácil de estacionar. Além disso, pode ser utilizada como instrumento de trabalho ou para complementar a renda para quem atua nos serviços de entrega”, afirma.

Com base neste cenário, a Abraciclo estima que a produção de motocicletas deverá atingir 1.550.000 unidades em 2023. O volume representa alta de 9,7% na comparação com as 1.413.222 unidades registradas no ano passado.

Varejo

Em janeiro, foram emplacadas 110.561 motocicletas, aumento de 23,3% em relação ao mesmo mês de 2022 (89.661 unidades). Em relação aos licenciamentos de dezembro, o resultado é 16,4% inferior (132.204 registradas). De acordo com dados da Abraciclo, foi também o melhor resultado de janeiro desde 2014. Naquele ano, foram vendidas 133.632 motocicletas no varejo.

Fonte: Abraciclo

Posts relacionados

Peugeot lidera mercado português em maio e no acumulado de 2024

Peugeot lidera mercado português em maio e no...

Portugal, junho 2024 – A PEUGEOT é a marca Nº1 do mercado automóvel português em maio e no acumulado do…
<strong>Fiat segue líder absoluta no Brasil</strong>

Fiat segue líder absoluta no Brasil

Líder do mercado nacional desde janeiro de 2021! E a Fiat está prestes a completar três anos consecutivos no topo…
Fenabrave: transações de usados crescem em março

Fenabrave: transações de usados crescem em março

As transações de veículos usados atingiram, em março, 1.307.795 unidades, alta de 32,2% sobre fevereiro e evolução de 9,9% sobre…
Novo Fiat Ducato chega ao mercado com mais performance, custo-benefício e produtividade

Novo Fiat Ducato chega ao mercado com mais...

Impossível falar da história do segmento de vans no Brasil sem citar a Fiat. Isso porque a marca tem a…
Fenabrave não percebe recuperação do setor

Fenabrave não percebe recuperação do setor

Em março de 2023, os emplacamentos de veículos registraram alta no volume diário, de acordo com informações da FENABRAVE –…
Economia desacelera: gigantes do setor automotivo suspendem produção e dão férias coletivas

Economia desacelera: gigantes do setor automotivo suspendem produção...

A desaceleração da economia brasileira, desde o começo de 2023, está comprometendo gigantes do setor automotivo. A partir dessa segunda-feira…

Deixe um comentário

Faça parte de nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das notícias mais recentes

ou