O novo Toyota Prius acaba de ser apresentado em Bruxelas, na Bélgica, durante a edição deste ano do Fórum Kenshiki. Um nome incontornável da indústria e pioneira na eletrificação automóvel, o Prius celebra agora 25 anos de existência e, para assinalar a data, apresenta-se na melhor forma da sua vida.
Está praticamente irreconhecível, com uma imagem mais dinâmica e, arrisco-me a dizer, desportiva. Mas novidades não lhe faltam, a começar logo pela motorização, que faz deste o Prius mais potente de sempre.
Esta é, muito provavelmente, a maior novidade da quinta geração do Prius. É que na Europa este modelo vai deixar de ser um híbrido convencional e passar a vender-se apenas como um híbrido plug-in.
No Japão, além do plug-in, contará com duas variantes híbridas convencionais (híbrido série-paralelo), com 1,8 l e uma inédita de 2,0 l.
Mas voltamos à versão híbrida plug-in, a que vai chegar a Portugal, que foi completamente renovada: A animar o novo Prius encontramos agora um motor a gasolina com 2,0 l de capacidade e 111 kW (148 cv) associado um novo conjunto elétrico com 120 kW (160 cv).
O resultado final são 164 kW (223 cv) de potência máxima combinada. Um valor que faz deste Toyota Prius o mais potente de sempre e que lhe permite acelerar até aos 100 km/h em 6,7s.
Fonte: Razão Automóvel