Motores e ação

Novo Citroën C3 Aircross 7 lugares entra para a briga dos SUV’s compactos

© Arnaud Taquet @ ContinentalProductions

Novo Citroën C3 Aircross foi apresentado em pré-lançamento em São Paulo nesta quinta-feira (27 de abril de 2023), mas só chegará nas lojas até novembro. Como diferenciais, além do design e da proposta SUV, são as duas possibilidades de versões com 5 e 7 lugares e preços competitivos. Mas será que a Citroën e o seu novo modelo terão fôlego, força e condições de enfrentar Pulse, Fastback, Nivus, T-Cross, Tracker, Duster, Kicks e até o próprio C4 Cactus e o primo 2008?

Ah Freire, mas o que é preciso para figurar entre os mais vendidos e ser sucesso no mercado? O primeiro ponto é cair no gosto do público e do mercado. E para isso a Citroën precisa convencê-los que tem um bom produto, valor de revenda, custo baixo, peças disponíveis e qualidade. É um processo frequente e passa por muita coisa, inclusive crescimento e desenvolvimento da rede.

Novo Citroen C3 Aircross terá versões com 5 e 7 lugares

E além disso, combater os haters e desconfiados em relação à marca e aos seus produtos. Investir em Garantia, valorização dos usados da marca e na qualidade dos profissionais e serviços são dilemas a ser exigidos e as exigências inegociáveis para ter sucesso nessa proposta, agora, como grupo Stellantis.

Mas, além de discursos e respostas prontas, é preciso atitude e ações práticas e eficientes. O exemplo é maior do que as palavras. Acredito que a ampliação da rede e a entrada de grandes grupos/concessionárias ajudarão isso, além é claro de ter realmente produtos de qualidade e que realizem o que se proponha.

E a proposta do novo C3 AirCross é ser uma opção perante os concorrentes, mas com um grande diferencial: 7 lugares. Locadoras, empresas e famílias curtem muito essa proposta e esse diferencial. E o melhor, com preço competitivo.

Versatilidade será tema da parte interna do C3 Aircross. As duas vagas da terceira fileira são removíveis e independentes

Equipamentos e conteúdo

A Citroën não deu muitos detalhes sobre as versões e o conteúdo do novo C3 Aircross, mas pelo que notamos nas imagens e nos modelos expostos, o carro terá saída de ar para as segunda e terceira filas, 5 portas USB’s e um novo painel (cluster) para o motorista. O multimídia de 10” já existente no C3, também será mantido.

E os motores, Freire? Ainda sem confirmação também, mas acredita-se, nos bastidores e nos papos entre os jornalistas automotivos, que devam utilizar o 1.6 conhecido por Peugeot e Citroen; além do 1.0 turbo da Fiat, que também estreia este ano no 208. Mas o 1.3 aspirado não foi descartado, ainda. O fato é que teremos versões com 5 e 7 lugares, além de muitos acessórios para equipar e personalizar o novo C3 Aircross.

Preços

Se o C3 Aircross fosse lançado hoje, abril de 2023, eu arriscaria que o modelo seria comercializado a partir de R$ 109.990, chegando até os R$ 139.990, com 3 ou 4 versões. Mas até novembro, muita coisa vai acontecer e o mercado é vivo, mutável e adaptável. Melhor esperar e pensar que o C3 Aircross vai bater de frente nos SUV’s compactos que estão aí no mercado.

VEJA TAMBÉM:

O Projeto

O segundo produto do projeto C-Cubed será produzido na América do Sul. Destaque para suspensão elevada, vão-livre do solo e alta manobrabilidade.  Seu desenvolvimento ocorreu em diferentes regiões do planeta, beneficiando-se da sinergia Stellantis, e foi ajustado de acordo com as necessidades locais. 

O centro de desenvolvimento do grupo na América do Sul, em Betim (MG), foi responsável por aplicar todo o seu conhecimento do mercado local para criar um SUV que vai ao encontro de tudo o que o consumidor deste segmento procura. 

Siga e acompanhe a Resenha Automotiva no Spotify:

O capô elevado tem vincos longitudinais e para-lamas alargados, que ficam ainda mais destacados pelos arcos pretos em torno das caixas de roda. As luzes de condução diurna são em LEDs, cujos traços se unem ao estilo do Novo SUV Citroën C3 Aircross e seu 1,80 metro de largura.

Na lateral se destacam as amplas portas traseiras, projetadas para otimizar o acesso à segunda e terceira fileira de assentos. 

E os traços laterais que percorrem os mais de 4,32 metros de comprimento vão ao encontro da ousada lanterna, que traz consigo o DNA Citroën com dois elementos que avançam em direção ao para-lama traseiro. 

E o vão-livre do novo C3 AirCross é generoso, 200 mm e também possui bons ângulo de saída e entrada. Já o motorista terá à sua frente um exclusivo quadro de instrumentos digital com tela customizável de 7”. Ainterface intuitiva estreia na linha Citroën e mostrará harmonia com o Connect Touchscreen de 10”, equipado com integração Android Auto e Apple Carplay sem fio. 

Já o entre-eixos é amplo de 2,67 metros e possibilitou uma grande cabine para todos, e os passageiros da segunda fileira poderão desfrutar do maior espaço para as pernas do segmento. 

Outra novidade é em relação a terceira fileira. Os dois bancos são individuais e removíveis: o cliente pode usar ambos, somente um ou retirá-los completamente, ampliando o porta-malas. Com aproximadamente 8 kg cada, o processo de remoção dos assentos é simples e intuitivo.

Fica ou passa? Curta e comente.

Sair da versão mobile