Motores e ação

Nova diretoria da Anfavea assume e anuncia propostas e ideias: Fim do IPI

Márcio Leite é o novo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e Marina Willisch como vice

Márcio de Lima Leite assumiu a presidência da Anfavea para o triênio 2022 a 2025 da entidade. Ele substitui Luiz Carlos Moraes. A diretoria da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores conta ainda com Marina Willisch, da GM, como 1ª vice-presidente; Gustavo Bonini, da Scania, como vice-presidente tesoureiro e Antônio Calcagnotto, da Audi, como vice-presidente secretário. 

E de acordo com o novo presidente, a Anfavea e suas associadas buscarão formas, inclusive, junto ao governo, de manter a competitividade do Brasil no cenário automotivo, inclusive buscando expandir as exportações do país para mais mercados além da América do Sul.

Mas para isso, segundo Márcio Lima Leite, é fundamental que o país passe a se inserir de forma mais competitiva na cadeia produtiva global, inclusive no que envolve tecnologias de propulsão mais avançadas, como veículos híbridos e elétricos. 

FIM DO IPI?

Já um dos pleitos da Anfavea também será o avanço da reforma tributária. Para que o país, tenha um sistema menos complexo e mais favorável ao desenvolvimento da economia. Um dos objetivos é o fim do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

E outro desejo da entidade é o desenvolvimento e viabilização de um programa de inspeção veicular que incentive a renovação da frota. O que segundo a Anfavea vai ajudar a colocar em circulação carros mais seguros e menos poluentes. Mas, é um grande desafio, já que os preços dos veículos tem afastado os clientes menos favorecidos dos carros 0 km.

ETANOL

Porém, outro destaque ressaltado pelo novo presidente da Anfavea é a valorização do etanol como combustível. valorizar o etanol como uma interessante saída em busca da descarbonização, com pesquisas que incentivem o uso do combustível em veículos híbridos ou até tecnologias mais avançadas. Para Leite, o etanol é um grande diferencial competitivo e uma riqueza do Brasil frente a outras nações.

Perfil

E o advogado e contador, Márcio de Lima Leite é natural de Belo Horizonte (MG) e tem 51 anos. Atualmente ocupa o posto de vice-presidente de assuntos jurídicos, tributários e de relações institucionais da Stellantis na América do Sul. 

Sair da versão mobile