A Nissan revelou sua nova estratégia para o desenvolvimento de motorizações eletrificadas, que a marca batizou de “X-em-1”. Por meio da estratégia, serão compartilhados e modularizados componentes-chave de veículos elétricos e equipados com a tecnologia de hibridização e-POWER, resultando em uma redução de 30% nos custos de desenvolvimento e manufatura em 2026, em comparação com 2019.
Por meio da estratégia X-em-1, a Nissan pretende aumentar ainda mais a competitividade de seus veículos elétricos e equipados com a tecnologia e-POWER. A Nissan desenvolveu um protótipo de motorização 3-em-1, que modulariza o motor elétrico, inversor e redutor, que deverá ser utilizado em veículos elétricos. Já o protótipo 5-em-1 – que também modulariza o gerador e o sistema de engrenagens – está previsto para ser utilizado em veículos equipados com o sistema e-POWER.
A estratégia X-em-1, que cobre as variantes 3-em-1, 5-em-1 e outras, foi desenvolvida para permitir que os principais componentes de veículos elétricos e da motorização e-POWER sejam fabricados na mesma linha de produção.
Em 2010, a Nissan se tornou a primeira montadora a comercializar um veículo elétrico em massa, o Nissan LEAF. A Nissan tem ouvido atentamente seus clientes de veículos elétricos de todo o mundo para continuar expandindo suas tecnologias de eletrificação. Em 2016, a Nissan lançou seu exclusivo sistema de hibridização e-POWER utilizando sua tecnologia de motorização elétrica, proporcionando o mesmo prazer de dirigir de um carro elétrico graças ao sistema de tração 100% elétrico embarcado no propulsor.
A estratégia X-em-1 para o desenvolvimento de motorizações eletrificadas oferece os seguintes benefícios:
- O compartilhamento e modularização de componentes-chave aumenta a eficiência da produção e reduz os custos dos motores em aproximadamente 30%, em comparação com 2019. A Nissan pretende atingir a paridade de preços entre seus motores e-POWER e a combustão interna até meados de 2026;
- A redução do tamanho e peso do motor potencializa a performance de condução do veículo, minimizando vibrações e ruídos;
- A adoção de um motor elétrico recentemente desenvolvido reduz o uso de elementos provenientes de terras raras a 1% ou menos do peso magnético;
- O compartilhamento de componentes-chave e tecnologias de controle proporcionam uma experiência de condução agradável e exclusiva dos veículos elétricos Nissan.
Fonte: Nissan