A Stellantis anunciou neste domingo (19) o lançamento da marca Fiat na Argélia para atender às expectativas dos clientes argelinos com uma ampla gama de modelos. O anúncio foi feito durante cerimônia presidida por Ali Aoun, ministro da Indústria e Produção Farmacêutica; Tayeb Zitouni, ministro do Comércio e Exportação; Giovanni Pugliese, embaixador da Itália na Argélia; Abdelkrim Touahria, embaixador da Argélia na Itália; Samir Cherfan, diretor de Operações da Stellantis Oriente Médio e África; Olivier François, CEO da Fiat e diretor global de Marketing da Stellantis e Hakim Boutehra, diretor geral da Stellantis Argélia, Tunísia.
“Apoiar o projeto Fiat e, portanto, o desenvolvimento do ecossistema automotivo na Argélia tem um simbolismo histórico que reflete as boas relações duradouras entre os dois países. Com a união dos nossos esforços, este projeto será uma referência em termos de totalidade e complementaridade. Atualmente, estamos realizando um estudo na fábrica que provavelmente abrirá grandes horizontes para ir além das ambições primárias”, disse o Sr. Ali Aoun, Ministro da Indústria e Produção Farmacêutica.
Esta fase de investimento materializa o acordo de especificações automotivas assinado em novembro de 2022 com a Agência de Promoção de Investimentos da Argélia (AAPI), ratificando o acordo assinado em 13 de outubro, que lançou o desenvolvimento das atividades industriais, pós-venda e peças de reposição para a Fiat, um dos ícones das marcas da Stellantis, bem como o desenvolvimento do setor automotivo na Argélia. Uma primeira onda de investimentos da Stellantis e seus fornecedores totalizará mais de € 200 milhões para fabricar quatro modelos.
Hoje, a Argélia está posicionada como um contribuinte-chave para o plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis Middle East and Africa (MEA). Este lançamento da marca Fiat abrirá caminho para alcançar a ambição da Stellantis MEA de atingir um milhão de veículos vendidos na região até 2030, com 70% de autonomia de produção regional, aproximando-nos das necessidades dos clientes.
A fase de construção da fábrica Tafraoui – Oran será concluída em agosto de 2023, e a produção do primeiro Fiat 500 está prevista para o final de 2023. Até 2026, criará cerca de 2 mil novos postos de trabalho locais, atingirá uma taxa de localização de mais de 30%, uma capacidade de produção de 90 mil veículos por ano e finalmente produzirá quatro modelos Fiat. Para garantir um alto nível de serviço aos clientes argelinos, a rede de vendas e pós-venda cobrirá 28 províncias da Argélia até o final de 2023.
“A Stellantis está comprometida com a Argélia e fornecerá seu amplo know-how global e regional em termos de fabricação e desempenho comercial. Estamos colocando essa experiência a serviço do projeto Fiat na Argélia para fornecer fabricação de ponta e serviços comerciais de primeira classe para garantir a melhor experiência do cliente no mercado. Gostaria de agradecer às autoridades argelinas, aos nossos parceiros locais e às equipes que estão trabalhando arduamente para tornar possível o Projeto Fiat na Argélia!” disse Samir Cherfan, diretor de operações da Stellantis Oriente Médio e África.
“Esta manhã celebramos o retorno da Fiat à Argélia: uma marca icônica com uma das cinco maiores tradições automotivas do mundo. Desde 1899 que a missão da nossa marca não mudou: fornecer respostas acessíveis e inteligentes às necessidades de mobilidade de cada cliente. O 500 Hybrid será o primeiro Fiat a ser produzido aqui, seguido rapidamente pelo Doblò e, em alguns anos, um modelo totalmente novo – agora ainda nas mãos de nossos designers – também será produzido na Argélia. Mas, hoje, já abrimos encomendas para o 500 Hybrid e para duas ‘estrelas da família’: Tipo e 500X, bem como para as nossas ‘estrelas do mundo dos comerciais leves: Ducato, Scudo e Doblò. Então, na Argélia, já existe um Fiat para cada necessidade”, disse Olivier François, CEO da marca Fiat.
Fonte: Stellantis