Portugal, 2024 – A Jeep apresenta o Wagoneer S 2024, o veículo topo de linha da marca, agora totalmente elétrico. Inicialmente será vendido nos EUA e no Canadá, oferecendo uma capacidade 4xe.E para completar, o Jeep Wagoneer S oferece uma performance com 600 cavalos de potência, mais de 800 Nm de binário imediato para um tempo de aceleração de 0-96 km/h de 3,4 segundos. Mas para completar, tem uma autonomia por volta de 480 quilómetros (esses dados referem-se apenas às especificações e ao ciclo de condução dos EUA).
E outro diferencial é o sistema de gestão da tração Selec-Terrain, exclusivo da marca Jeep: cinco modos de condução distintos: Auto, Sport, Eco, Snow, Sand, para todas as condições climatéricas e de estrada.
VENDAS
Disponível nos concessionários da marca Jeep nos EUA a partir do segundo semestre de 2024, o Wagoneer S estará mais tarde disponível noutros mercados.
Carregamento à sua medida
Para tornar o carregamento deste primeiro BEV global da marca Jeep rápido e fácil para os clientes, o Jeep Wagoneer S possui uma bateria eficiente de 400 Volts e 100 kWh que permite aos proprietários carregar o veículo de 5% a 80% em 28 minutos (com carregador rápido DC).
Todos os modelos Jeep Wagoneer S Launch Edition serão vendidos com um carregador doméstico de 48 Amperes de nível 2 ou créditos de carregamento público de igual valor através da solução Free2move Charge (Disponível apenas nos Estados Unidos). Esse é o ecossistema de carregamento a 360 graus da Stellantis, o que permite aos clientes terem sempre carga nas baterias, que proporciona um carregamento e uma gestão de energia sem falhas.
Sistema 4xe
Mas o novo Jeep Wagoneer S tem de série, a tração às quatro rodas, totalmente elétrica, proporciona uma dinâmica de condução consistente, tanto em estrada como em diversas condições de piso. E os módulos de tração elétrica (EDM) concebidos pela Stellantis acionam independentemente as rodas dianteiras e traseiras para uma resposta de binário instantânea, enquanto o sistema de gestão da tração Selec-Terrain, exclusivo da marca Jeep, inclui cinco modos de condução distintos: Auto, Sport, Eco, Snow, Sand.
E os EDM “3 em 1” do Jeep Wagoneer S combinam o motor elétrico, a transmissão e a eletrónica de potência numa única unidade compacta, potente e eficiente. O EDM dianteiro está equipado com desconexões das rodas para reduzir o consumo de energia em velocidade de cruzeiro e para ajudar a otimizar a autonomia.
Design exterior Jeep Wagoneer S totalmente elétrico
O design exterior do SUV é uma combinação inteligente de proporções harmoniosas, capacidade 4xe moderna e eficiência aerodinâmica que reimagina o lado funcional da marca Jeep para a atual era da eletrificação.
O painel frontal é artisticamente pontuado por uma grelha (grade) de sete aberturas reinventada, que transforma a funcionalidade de respirar em visão. Já sem a necessidade de permitir o fluxo de ar e o arrefecimento, a grelha (grade) fechada ilumina agora a linha de visão ao aproximar-se do veículo.
E a superfície aerodinâmica é acentuada através da inclinação e curvatura precisas do capot e do para-brisas, ambos inclinados para um desempenho e eficiência otimizados a alta velocidade.
Mas oferecendo estilo e personalização diretamente da fábrica, a Launch Edition apresenta jantes de 20 polegadas em Gloss Black, bem como elementos exteriores em Gloss Black e cinzento-escuro neutro. E a utilização de cromados está visivelmente ausente, uma vez que a equipa de design procurou incorporar processos e materiais mais amigos do ambiente.
Contudo, os acabamentos de realce acetinado e um teto de abrir panorâmico de dois painéis para uma experiência a céu aberto completam os detalhes da estética exterior (apenas nos EUA).
Equipamentos e interior
E o Jeep Wagoneer S de 2024 baseia-se no legado da marca Jeep de interiores de classe mundial que exemplificam a arte de viajar. Entretanto, o seu interior tecnológico é tão impressionante como os seus números de performance, com um espaço útil de ecrãs (telas) de mais de 45 polegadas.
Mas o cockpit elegante e linear é totalmente digital com controlos e interfaces modernos. E a tela central integrada de 12,3 polegadas, com impacto arquitetônico, é emoldurado por uma rica mistura de materiais.
Existem vários detalhes novos em todo o interior, incluindo um volante com costura em vermelho vinho, de inspiração desportiva, com um design de fundo plano e raios duplos. E o volante apresenta um novo revestimento de superfície antimicrobiano em vinil Cabo, facilitando a conservação da limpeza do veículo.
Já os trincos eletrónicos das portas, que são uma novidade para a marca Jeep, podem ser ativados facilmente com um leve toque do polegar. E o botão de arranque, recentemente reposicionado, está rodeado por um metal de zinco fundido com um padrão de textura háptica de orientação.
VEJA TAMBÉM:
Novo Jeep Avenger 4xe: o sucessor do Renegade no Brasil?
Stellantis confirma 10 lançamentos para 2024 (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën)
Stellantis anuncia R$ 30 bilhões em investimentos e novo sistema Hybrid
Launch Edition
Mas o Launch Edition vem equipado de série com um conjunto completo de iluminação LED personalizável com definições diurnas/noturnas, além de iluminação ambiente ativa e direta com até 64 cores selecionáveis. E o Wagoneer S, para cinco passageiros, é o único BEV do seu segmento a ter bancos traseiros aquecidos e ventilados de série (apenas nos EUA).
Sistema de som McIntosh exclusivo no segmento
Graças a uma parceria exclusiva no segmento com a McIntosh, o desempenho de áudio exclusivo do Jeep Wagoneer S é fornecido através de um sistema de 19 altifalantes afinado à medida. Alimentado por um amplificador de 1.160 Watts e com um subwoofer de 12 polegadas para uma qualidade de graves excecional, o sistema de alto desempenho proporciona uma experiência envolvente. O que gera um resultado ímpar, fazendo com que todos os ocupantes do veículo se sintam como se estivessem no estúdio de gravação com os seus artistas favoritos.
Segurança
O Jeep Wagoneer S de 2024 oferece uma combinação de mais de 170 elementos de segurança e proteção de série que ajudam a tornar a instrumentação mais fácil de ver e ajudam a evitar colisões com tecnologia avançada de assistência ao condutor. E as características da Launch Edition incluem Condução Assistida, Travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas, Sistema de deteção de fadiga do condutor, Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e Câmara 360º.
Com uma arquitetura flexível e uma plataforma aberta definida por software, o Jeep Wagoneer S pode receber funcionalidades e serviços inovadores, incluindo condução autónoma adicional, performance e outras tecnologias através de atualizações over-the-air (OTA). Com as atualizações OTA, o veículo continuará a evoluir.
É a Jeep se rendendo ao mercado elétrico, apresentando todo o poder e toda tecnologia disponível no seu modelo topo de linha e sonho de consumo. Alguém arrisca um preço para os mercados americano, europeu e brasileiro? Curta, comente e compartilhe. Fica ou passa?