Motores e ação

Ford Maverick Lariat FX4 já está no Brasil para avaliações e eventos de apresentação

Picape será lançada no Brasil em 2022 e é mais uma grande aposta da Ford para o mercado brasileiro. Vai ter preço e força para encarar a Toro?

Corte da Resenha Automotiva do dia 12/10 sobre comentário em relação a Ford Ranger e Maverick

As primeiras unidades da Ford Maverick chegaram nesta última semana de outubro ao Brasil. O primeiro lote desembarcou no Porto de Vitória, no Espírito Santo. As picapes serão utilizadas nas ações de preparação do lançamento, programado para primeiro trimestre de 2022.

A Nova Ford Maverick é produzida no México, na fábrica de Hermosillo. É mais um produto da nova estratégia da marca norte-americana, global que chega para ampliar o portfólio da Ford no Brasil. Os modelos vistos nas fotos são da versão Lariat FX4, com características exclusivas para o mercado brasileiro. As especificações técnicas do veículo serão divulgadas mais próximo do lançamento.

As unidades desembarcadas no Brasil são da versão mais completa, Lariat, com o pacote off road

Lançamento EUA

A picape Maverick teve 100 mil pedidos de reserva nos Estados Unidos. As unidades começaram a ser entregues para os clientes no final de setembro.

A inspiração básica da Maverick veio tanto da Ranger quanto da F-150. A frente usa a mesma identidade da nova geração da F-150, com os faróis full-LED em forma de “C”. Este mesmo estilo é esperado para a nova Ranger 2023, que será revelada em 2022.

Internamente, a picape Maverick lembra muito o Bronco Sport, com quem divide a plataforma. O volante é o mesmo, mas traz o oval azul no lugar do cavalo selvagem. Também são iguais os comandos do ar-condicionado e o console central. O painel de instrumentos tem o mesmo estilo, com contadores analógicos e uma tela digital no centro, mas com grafismos diferentes.

Medidas

O Ford Maverick tem 5,07 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem um entre-eixos de 3,07 m. Já a sua principal rival, a Fiat Toro tem 4,94 m de comprimento (13 cm a menos), 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e 2,99 m de entre-eixos (8 cm a menos).

Por sua vez, a Toro leva mais carga, com 937 litros de volume e capacidade para 750 kg, enquanto a Maverick carrega 680 kg e 942 litros.

Ford Maverick foi lançada no México e nos Estados Unidos e é aguardada para o mercado brasileiro em 2022

Versões e motores da Maverick

A nova Ford Maverick é vendida em 3 versões: XL, XLT e Lariat. Todas usam o motor 2.5 híbrido de série, mesmo conjunto que está no Escape Hybrid. Capaz de atingir 164 cv a 5.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.000 rpm, trabalhando em combinação com um propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. A potência combinada, segundo a Ford, é de 193 cv. Utiliza uma transmissão eCVT e tem tração dianteira, usando suspensão McPherson na frente e eixo de torção na traseira. Promete ser bem econômica, fazendo cerca de 17 km/litro na cidade e uma autonomia de 805 km.

Além dessa opção, é possível equiper a picape com o motor 2.0 EcoBoost turbo, de 253 cv a 5.500 rpm e 38,3 kgfm a 3.000 rpm, transmitidos por um câmbio automático de 8 marchas. Mesmo conjunto do Bronco Sport comercializado no Brasil. Com essa opção, a picape ainda pode receber uma tração integral, e troca a suspensão traseira por uma multi-link.

Picape completa

A versão básica XL já vem com central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, faróis de LED, frenagem automática de emergência, câmera de ré, direção elétrica, iluminação diurna, 7 airbags, vidros e travas elétricas nas quatro portas e mais. Como é a mais barata, tem que fazer algumas concessões, como usar rodas de aço de 17”, ar-condicionado manual, bancos de tecido e painel com tela de 4,2”.

Na versão XLT, a Maverick aposta em quem ainda vai usar a picape para trabalho, mas precisa de um pouco mais de capacidade para a caçamba, como os porta-objetos integrados, conectores D-link e trava elétrica para a tampa. Ainda ganha rodas de liga leve de 17”, controle de cruzeiro, espelhos laterais com ajuste elétrico e outros. Por fim, a variante Lariat é para lifestyle, com banco do motorista com ajuste elétrico, painel com tela de 6,5”, rodas de 18”, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, vidro traseiro elétrico e mais.

Opcionais topo e off-road

A Ford oferecerá alguns pacotes opcionais. O primeiro é o Co-Pilot360, que traz sensor de ponto cego, estepe de 17” e assistente de permanência em faixa. Tem ainda a versão mais agressiva e volta ao off-road. A Lariat FX4 tem rodas de 17” exclusivas, pneus all-terrain, tela de 6,5” para o painel de instrumentos, assistente de descida, ganchos de reboque dianteiros e traseiro e skid plate.

A versão Lariat ainda tem o Luxury Package, com controle de cruzeiro adaptativo, sistema de som Bang & Olufsen com 8 alto-falantes e subwoofer, vidros laterais aquecidos, central multimídia Sync 3 de 8”, iluminação em LED para a caçamba, carregador sem fio para smartphones e estepe de 17”.

Durante o primeiro ano, a Ford ainda vai vender o pacote First Edition para a versão Lariat, com grafismos exclusivos no capô e portas, capota marítima, teto pintado de preto, rodas de 18” na versão híbrida (ou 17” na 2.0 turbo) e maçanetas na cor do carro.

A grande expectativa agora fica em relação ao preço e posicionamento no mercado brasileiro. Será que a Ford Maverick vai empolgar e superar as vendas do Bronco Sport (não passou de 700 unidades em 2021, até outubro). A Ford vai ter força e pique para o mercado brasileiro?

Sair da versão mobile