Motores e ação

Fábrica da Volkswagen e Audi do Brasil completa 25 anos

DCIM100MEDIADJI_0095.JPG

Inaugurada em 18 de janeiro de 1999, a fábrica da Volkswagen e Audi do Brasil, em São José dos Pinhais (PR), completa 25 anos. A unidade paranaense das montadoras alemãs tem uma área construída atual de 1.300.000 m². Desde a sua inauguração, a fábrica de São José dos Pinhais já produziu mais de 3 milhões de veículos.

T‑Cross

Atualmente, a fábrica produz o modelo Volkswagen T‑Cross, o SUV mais vendido em 2023, com 72.445 emplacamentos no ano. Recentemente, a Volkswagen do Brasil também alcançou o marco de 80 mil unidades do T‑Cross exportadas para 18 mercados na América Latina e África. Além dele, a planta em São José dos Pinhais também produz os modelos Q3 e Q3 Sportback, da Audi do Brasil.

Ações que garantem sustentabilidade

Conhecida pela sustentabilidade nos processos produtivos, a fábrica da Volkswagen e da Audi do Brasil em São José dos Pinhais utiliza tecnologia avançada em todo o seu processo de produção, como a solda a laser, no uso de tinta à base de água na pintura de automóveis. Com esse processo produtivo, a fábrica evita a emissão de solventes, além de possuir um processo de tratamento de efluentes, que trata os esgotos convencionais e industriais.

Nos escritórios e nas áreas produtivas, se destaca o uso da iluminação natural em grande escala, o que contribui para a redução do consumo de energia e bem-estar dos colaboradores. Além disso, a ampliação do uso de telhas de policarbonato transparentes nas áreas produtivas intensificou a incidência da iluminação natural e economia de energia.

Uma estação meteorológica instalada no prédio da Pintura monitora as variações climáticas como temperatura externa, umidade relativa do ar e volume de chuva. Com os dados, a unidade consegue racionalizar o uso de energia e de gás natural ao controlar de forma precisa a quantidade de água fria ou quente fornecida para a climatização das cabines de pintura automotiva. Em dias quentes, por exemplo, a fábrica reduz o consumo de gás natural usado para aquecer caldeiras e, em dias frios, reduz a energia elétrica usada nos equipamentos que fornecem água gelada para resfriamento.

Sair da versão mobile