O casal José Pedro Fontes e Inês Ponte, a bordo do C3 Rally2 do Citroën Rally Team, confirma presença na Quarta prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). E a prova faz parte integrante do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), evento considerada a “grande festa dos ralis em Portugal”.
Mas a competição será realizada entre quinta-feira e domingo (9 a 12 de maio). Já em relação ao Campeonato Português de Rally, apenas a 1ª Etapa (3 Secções) será válida. E isso compreende 9 Especiais (1 SuperEspecial e 3 Especiais percorridas por duas vezes) – 129,84 quilómetros cronometrados, como parte de um percurso de 713,47 quilómetros.
E o quartel-general da prova está organizado na Exponor (Leça da Palmeira), Matosinhos – Porto. Mas o evento vai começar com a secção pré-competitiva na quinta-feira (9 de maio), com o Shakedown (08h01/12h30).
Rally Portugal 2024
Entretanto, o objetivo de José Pedro Fontes e Inês Ponte é claro: a luta pela conquista de um terceiro título de Portugal de Ralis. Pois a popular dupla do C3 Rally2 pretende garantir o maior número de pontos nesta prova. E a ideia é minimizar os resultados nas anteriores duas jornadas do CPR 2024. E assim, a partir de Castelo Branco, apontar definitivamente às vitórias na fase de asfalto da competição portuguesa. Já que é nesses “palcos” onde o modelo da Citroën tem demonstrado as suas valências.
Objetivo da equipe Citroën no Rally Portugal 2024
E o objetivo da dupla portuguesa para a edição 2024 do Rali de Portugal é, assim, somar o máximo de pontos nos nove troços da 1ª Etapa. Já que conta para o CPR: a Super Especial da Figueira da Foz de quinta-feira (9 de maio) e a demolidora sequência Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, na sexta-feira (10 de maio), troços de dupla passagem, num total de 129,84 quilômetros cronometrados.
O C3 RALLY2 DO CITROËN RALLY TEAM
Homologado na categoria “Rally2”, o C3 Rally2 do Citroën Rally Team integra todas as mais recentes evoluções técnicas e de set-up disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direcionado para estruturas privadas. Estas soluções têm sido alvo de testes extensivos ao longo dos últimos meses, para enfrentar os desafios das diferentes oito provas do CPR 2024, uma vez mais assente num perfeito equilíbrio entre pisos de terra e asfalto.
Citroën C3 Rally2 – Principais Características Técnicas
- – Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado
- – Motor: Citroën Racing de 1.6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.
- – Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.
- – Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.
- – Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.
- – Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.
- – Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.
- – Travão de mão: Comando hidráulico.
- – Suspensões: Tipo McPherson.
- – Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).
- – Comprimento x Largura: 3 996 mm x 1 820 mm.
- – Distância entre eixos: 2 567 mm.
- – Vias: 1 618 mm (dianteira e traseira).
- – Reservatório de combustível: 81 litros.
- – Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).