Após um sábado inteiro sem competição, nas ondas de Itaúna em Saquarema/RJ, o domingo, Dia das Mães, começou chuvoso e apenas às 12h15, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surf voltou a ativa. Mais uma vez, foi a vez das mulheres iniciarem os trabalhos na Capital do Surf brasileiro. A segunda fase, repescagem foi destaque. O mar voltou a subir e as ondulações melhoraram bastante em relação ao dia anterior, com séries mais constantes e regulares. A cearense Silvana Lima caiu na água na segunda bateria e garantiu vaga na terceira fase após superar a australiana Bronte Macauly (AUS) com duas boas ondas, somando 12,17.
“Competir no Brasil é uma festa”, comentou Silvana após a sua bateria. Sobre o dia das mães, comemorado no segundo domingo de maio, ela completou: “Todo dia é dia das mães, amo muito a minha e desejo a todas as mães um dia especial e abençoado”. E quem sabe a dona Maria da Penha, mãe da Silvana, não comemore ainda mais, caso a filha seja campeã da etapa brasileira do Mundial de Surf. As demais classificadas do dia para a terceira fase foram: Sage Erickson (USA), Johanne Delay (FRA), Nikki Van Dijk (AUS), Caroline Marks (USA) e Keely Andrew (AUS).
As condições não estavam fáceis para competir, com o mar um pouco balançado ainda pela entrada do swell, mas Silvana soube manter a paciência para vencer sua primeira bateria no Oi Rio Pro 2018.
“Antes da minha bateria, vi que as ondas estavam bem difíceis e quebrando contra a corrente, então você acabava perdendo velocidade nas esquerdas. Aí optei pelas direitas, mas eu sabia que era um risco, porque o backside da Bronte (Macaulay) é muito forte. Só que fiquei do lado dela até o fim pra não dar mole”, contou Silvana Lima.
A cearense também falou da volta em competir no mar depois da experiência de defender o Brasil na WSL Founders´ Cup of Surfing, na piscina do Surf Ranch no final de semana passado: “É a volta para a vida real né (risos). Lá é maravilhoso, a onda é muito boa e você acaba ficando meio nervosa, porque você pode arrebentar a onda e tirar notas de nove pra cima, mas às vezes é preciso segurar um pouco. Quero voltar pra lá para treinar mais para o evento do CT. Mas, aqui eu tinha que voltar para a realidade, pois é no mar onde as etapas acontecem”.
QUARTAS DE FINAL – Com os resultados do domingo, foram formados os quatro confrontos da terceira fase que vão definir as oito classificadas para as quartas de final do Oi Rio Women´s Pro. As duas primeiras colocadas de cada bateria avançam e a terceira termina em nono lugar no evento. Na primeira, a bicampeã mundial e bicampeã da etapa brasileira, Tyler Wright, enfrenta mais duas australianas, Sally Fitzgibbons e Keely Andrew.
Na segunda, Stephanie Gilmore vai defender sua lycra amarela do Jeep Leaderboard contra a também australiana Nikki Van Dijk e a norte-americana Caroline Marks. O Brasil entra na briga com Silvana Lima na terceira bateria, completada pela californiana Lakey Peterson e a francesa Johanne Defay. E a gaúcha Tatiana Weston-Webb vai disputar as últimas vagas com a havaiana Carissa Moore e a norte-americana Sage Erickson.
A organização espera dá início as competições no masculino nesta segunda (14/05), com melhores condições de ondas na praia de Itaúna, Saquarema/RJ. Ainda há a possibilidade de baterias serem realizadas na praia da Barrinha.
Na tarde deste domingo (13/05), a Oi realizou uma sessão de fotos e autógrafos com os seus atletas, inclusive o potiguar líder do ranking, Ítalo Ferreira. Ao lado de Felipe Toledo e Silvana Silva, Ítalo atendes e sorriu bastante, mas não conversou com a imprensa. A expectativa é que o “voador potiguar” estreie nesta segunda (14/05).
SEGUNDA FASE FEMININA – Derrota=13.o lugar com 1.543 pontos e US$ 10.000:
1.a: Sage Erickson (EUA) 9.77 x 9.17 Coco Ho (HAV)
2.a: Silvana Lima (BRA) 12.17 x 8.77 Bronte Macaulay (AUS)
3.a: Johanne Defay (FRA) 13.83 x 9.44 Taís de Almeida (BRA)
4.a: Nikki Van Dijk (AUS) 12.83 x 11.94 Pauline Ado (FRA)
5.a: Caroline Marks (EUA) 12.66 x 7.33 Paige Hareb (NZL)
6.a: Keely Andrew (AUS) 8.77 x 8.60 Malia Manuel (HAV)
—————————————————————————————————————————
TERCEIRA FASE – 1.a e 2.a=Quartas de Final / 3.a=9.o lugar com 3.085 pontos e US$ 11.500:
1.a: Tyler Wright (AUS), Sally Fitzgibbons (AUS), Keely Andrew (AUS)
2.a: Stephanie Gilmore (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Caroline Marks (EUA)
3.a: Lakey Peterson (EUA), Johanne Defay (FRA), Silvana Lima (BRA)
4.a: Carissa Moore (HAV), Tatiana Weston-Webb (BRA), Sage Erickson (EUA)
—————————————————————————————————————————
PRIMEIRA FASE MASCULINA – Vitória=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Segunda Fase:
1.a: Filipe Toledo (BRA), Kanoa Igarashi (JPN), Ian Gouveia (BRA)
2.a: Jordy Smith (AFR), Tomas Hermes (BRA), Miguel Pupo (BRA)
3.a: Owen Wright (AUS), Wade Carmichael (AUS), Wiggolly Dantas (BRA)
4.a: John John Florence (HAV), Joan Duru (FRA), Mikey Wright (AUS)
5.a: Gabriel Medina (BRA), Jessé Mendes (BRA), Alejo Muniz (BRA)
6.a: Julian Wilson (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), Deivid Silva (BRA)
7.a: Italo Ferreira (BRA), Connor O´Leary (AUS), Keanu Asing (HAV)
8.a: Adriano de Souza (BRA), Griffin Colapinto (EUA), Michael February (AFR)
9.a: Michel Bourez (TAH), Conner Coffin (EUA), Yago Dora (BRA)
10: Adrian Buchan (AUS), Sebastian Zietz (HAV), Ezekiel Lau (HAV)
11: Matt Wilkinson (AUS), Jeremy Flores (FRA), Willian Cardoso (BRA)
12: Kolohe Andino (EUA), Frederico Morais (PRT), Michael Rodrigues (BRA)