Ícone do site Motores e ação

Economia desacelera: gigantes do setor automotivo suspendem produção e dão férias coletivas

A desaceleração da economia brasileira, desde o começo de 2023, está comprometendo gigantes do setor automotivo. A partir dessa segunda-feira (20), Hyundai, Stellantis e General Motors suspendem linhas de produção e darão férias coletivas a funcionários.

Para economistas do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, o quadro de desaquecimento de vendas pode se prolongar até 2024 e novas paradas de fabricas devem ocorrer, segundo reportagem do Estadão.

A Hyundai dá férias coletivas de três semanas para os trabalhadores dos três turnos da unidade que produz HB20 e Creta em Piracicaba (SP). Na quarta 22, a Stellantis dispensa por 20 dias os funcionários do segundo turno da fábrica da Jeep em Goiana (PE) e, uma semana depois, os operários do primeiro e do terceiro turnos, por dez dias, período em que toda a produção dos SUVs Renegade, Compass, Commander e da picape Fiat Toro estará paralisada.

A General Motors também suspenderá a produção da picape S10 e do Trailblazer em São José dos Campos (SP) de 27 de março a 13 de abril. No fim de fevereiro, a fábrica que produz  Peugeot e Citroën terminou o segundo turno de trabalho em Porto Real (RJ) e antecipou a dispensa de 140 funcionários com contratos temporários.

Sair da versão mobile