Dakar 2023: Marcelo Medeiros é o 3º colocado entre os quadriciclos na etapa de abertura

Previous slide
Next slide

Para um apaixonado por velocidade, nada melhor do que iniciar um novo ano fazendo o que mais gosta e em uma entrega de corpo e alma desbravar um roteiro em pleno deserto na Arábia Saudita com um visual surreal. Foi assim, que neste domingo, 1º de janeiro, Marcelo Medeiros, piloto da TAG Racing e pentacampeão do rali dos Sertões, acelerou na primeira etapa das 14 etapas do 45º Dakar e concluiu na 3ª posição entre os Quadriciclos FIM.

O percurso do trecho cronometrado deste domingo foi em forma de laço, saindo e chegando ao acampamento (Sea Camp) que abriga toda a programação prévia do Dakar e a primeira etapa às margens do Mar Vermelho – mar do Oceano Índico que está localizado entre a África e a Ásia (Península Arábica).

“Hoje começou de verdade, um contratempo logo no início fez com que perdesse cinco posições, por isso precisei imprimir um ritmo mais forte e consegui fazer algumas ultrapassagens e recuperar quatro posições. Alguns trechos de pedras e cascalho no caminho e que exigiu muita atenção na pilotagem. O importante é que nosso quadri terminou inteiro e está pronto para os próximos desafios”, apontou Medeiros, que faz sua quinta participação no mais longo e um dos mais importantes ralis do mundo.

Na segunda etapa da competição a especial será de 430 quilômetros e o total do dia é de 589,07 quilômetros com partida do Sea Camp e chegada em Al-‘Ula, uma cidade da região de Medina no noroeste do país, habita o primeiro Patrimônio Mundial da UNESCO na Arábia Saudita (2008) e é famosa por seus oásis de natureza exuberante, protegido por montanhas de arenito com paisagem rica em beleza, vale desértico com espetaculares falésias e palmeiras a perder de vista, toda a diversidade atrai muitos turistas na atualidade. A província de Al-‘Ula inclui ruínas que datam desde o ano 300 a.C. e o complexo arqueológico de Al Khuraybah.

A roteiro para Al-‘Ula nunca deixa de oferecer algo fora do comum. Os trechos travados constituem a maior parte do percurso, portanto, habilidades de manuseio bem aprimoradas renderão dividendos consideráveis. Mesmo os competidores que perderem tempo devido a uma navegação mal feita nos campos de pedregulhos diabólicos ou por algum outro motivo serão recompensados ao se deliciarem com os esplêndidos desfiladeiros e as belas paisagens próximas ao final. A etapa será decidida nas dunas, com alguns dos majestosos templos Nabateus visíveis no horizonte.

O piloto da TAG Racing e seu Yamaha 700 vão se submeter, durante estas duas primeiras semanas do ano, a um total de 8.549 quilômetros, dos quais 4.706 quilômetros serão especiais cronometrados e o restante divididos entre trechos iniciais e finais de deslocamento. O Dakar começou de fato, neste domingo, 01 de janeiro e prossegue até 15 de janeiro com chegada em Damman no Goldo Pérsico.

Dentro do Dakar, Marcelo Medeiros realiza a segunda participação consecutiva na Arábia Saudita, no ano passado completou em sexto, vencendo três etapas. O piloto de São Luís (MA) conta com outras três participações, quando a competição aconteceu na América do Sul. Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos.

O Dakar 2023 somará pontos para o Campeonato Mundial de Rally Cross Country (FIA e FIM). Mais informações: www.dakar.com e App Dakar Rally 2023.

Marcelo Medeiros conta com patrocínio do Governo do Estado do Maranhão, através da Lei de Incentivo Estadual ao Esporte com a empresa Centro Elétrico, no Dakar 2023.

Fonte: SIG Comunicação
Foto: Marcelo Machado de Melo/Fotop

Posts relacionados

"Mini Dakar": vitória brasileira na maior prova argentina

"Mini Dakar": vitória brasileira na maior prova argentina

A primeira corrida internacional do atual campeão do Rally dos Sertões, o piloto Rodrigo Varela, não poderia ter sido melhor.…
CBM e Duas Rodas se unem para temporada de fortes emoções no motocross

CBM e Duas Rodas se unem para temporada...

A Duas Rodas e a CBM repetem parceria de sucesso para produção do maior campeonato de todos os tempos! O…
Rally Minas Brasil está com inscrições abertas

Rally Minas Brasil está com inscrições abertas

Está confirmado, de 07 a 11 de março, o 5º Rally Minas Brasil que novamente tem a honra de abrir…
Toyota GAZOO Racing celebra segunda vitória consecutiva no Dakar

Toyota GAZOO Racing celebra segunda vitória consecutiva no...

A etapa final do Dakar 2023 foi um teste que começou no acampamento em Al-Hofuf, na Arábia Saudita. Os competidores…
Dakar 2023: Marcelo Medeiros conclui na nona posição entre os quadriciclos

Dakar 2023: Marcelo Medeiros conclui na nona posição...

Marcelo Medeiros (FOTO), piloto da TAG Racing, encerra sua participação no 45° Dakar, ficando no nono lugar Quadriciclos FIM. Mesmo…
Dakar: Lucas Moraes assume a vice-liderança

Dakar: Lucas Moraes assume a vice-liderança

Lucas Moraes segue realizando uma campanha inédita para um piloto brasileiro no Rally Dakar, a maior e mais difícil prova…

Deixe um comentário

Faça parte de nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das notícias mais recentes

ou