Previous slide
Next slide

O novo Fiat Grande Panda, o primeiro modelo da nova família global, representa verdadeiramente a marca italiana pelo seu design italiano, compacidade, caráter inclusivo e sustentabilidade. E impressiona pelo porte, espaço interno e sua pegada SUV, mesmo sendo um compacto.

Mas, atualmente, a Fiat faz uma apresentação estática do Grande Panda em todas as concessionárias da marca em Portugal, até o mês de março. E até abril, os primeiros clientes receberão as primeiras unidades encomendadas e as lojas também terão as versões para ensaios e test drives. 

E apensar de ter sido concebido no Centro Stile de Turim, o Fiat Grande Panda parece ter sido feito para o mercado brasileiro. Isso por causa do seu porte e do seu potencial fora de estrada: forte, alto e espaçoso.

Entretanto, o Grande Panda é o primeiro FIAT construído sobre a “Plataforma Smart Car” da Stellantis. Este novo “transportador de famílias” é socialmente significativo devido à sua plataforma multi-energia flexível e versátil. E nos próximos anos, teremos ainda um SUV maior, o coupé e uma picape com esse design.

E esse projeto inovador da FIAT visa produzir esta nova família global na plataforma versátil e multi-energia Smart Car, eficaz em todas as regiões do mundo. 

Mas o Grande Panda é único pelo seu tamanho compacto – 3,99 metros de comprimento – abaixo da média do segmento – com 1,57 metros de altura e 1,76 metros de largura (sem espelhos), garantindo capacidade para cinco pessoas. 

The Fiat 125 anniversary in Turin, Italy – Thursday July 11, 2024 – Motors – ( Photo Alberto Gandolfo / LaPresse )

Detalhes do Panda

E o lettering do automóvel reafirma as raízes da Marca com pormenores inesperados, como as letras “PANDA” em 3D e em baixo-relevo nas portas e as letras “FIAT” na traseira. Além disso, a impressão lenticular no pilar C, desde o moderno logótipo FIAT até às quatro riscas FIAT, cria um efeito surpreendente. 

Além disso, a inspiração nas tendências do passado reflete-se na iluminação LED PXL, que recordam um famoso jogo de vídeo dos anos 80, com as luzes a fundirem funcionalidade e estilo. 

E de facto, o cativante design X, juntamente com os acabamentos dos pilares em preto e as jantes de liga leve de 17” com corte diamantado e tampas com o logótipo FIAT, resultam numa combinação exclusiva e criam um visual distinto e evocativo. Mas o novo Panda estará disponível em sete cores – amarelo Limone, bronze Luna, azul Acqua, azul Lago, vermelho Passione, preto Cinema e branco Gelato.

Compacto por fora, espaçoso por dentro

O Grande Panda pode transportar até cinco pessoas com todo o conforto, graças ao seu espaço e à sua utilização inteligente. Além disso, o Grande Panda apresenta um espaço de bagageira (porta-malas) acima da média, com 361 litros de capacidade máxima (versão elétrica).

Grande Panda: motorizações elétrica e híbrida

E o primogénito da nova família FIAT estará disponível nas versões elétrica e híbrida. Com uma bateria de 44 kWh e um motor elétrico de 83 kW (113 CV), o Grande Panda elétrico oferece 320 km de autonomia no ciclo combinado WLTP. 

Mas de acordo com a Fiat, o Grande Panda elétrico tem uma velocidade máxima de 132 km/h e é capaz de uma aceleração de 0-50 km/h em 4,2 segundos (0-100 km/h em 11 segundos). Com a versão elétrica do Fiat Grande Panda, a FIAT deu prioridade a um dos seus valores essenciais: a acessibilidade.

E o novo modelo global está equipado com um cabo retrátil AC integrado na frente (para além da porta de carregamento traseira), capaz de carregar até 7 kW, completando uma carga de 20% a 80% em 4 horas e 20 minutos. 

The Fiat 125 anniversary in Turin, Italy – Thursday July 11, 2024 – Motors – ( Photo Alberto Gandolfo / LaPresse )

Opções de recarga

Mas como alternativa à configuração do cabo retrátil, com base na preferência do cliente ou em requisitos específicos do mercado, pode ser escolhida uma porta de carregamento de 11 kW apenas na traseira, com um tempo de recarga de 20% a 80% em 2 horas e 50 minutos. Para ambas as soluções, está incluída uma porta de carregamento rápido DC standard na traseira, que oferece uma potência de carregamento de 100 kW e completa uma carga em apenas 27 minutos.

Dependendo do mercado, os clientes FIAT podem escolher entre duas opções de carregamento para o Grande Panda. E o modelo de 11 kW oferece velocidades de carregamento mais elevadas na tomada traseira, enquanto o modelo de 7 kW, com o cabo retrátil integrado, torna o carregamento rápido e fácil, graças ao seu comprimento de 4,5 metros, permitindo aos clientes recarregar convenientemente o seu veículo. Em ambos os casos, o Grande Panda pode ser carregado em casa com uma Wallbox de 7 kW, a 1,5 kW ou 3 kW com um cabo de carregamento Mode2, ou em viagem com estações de 100 kW DC.

Grande Panda Hybrid

Já a versão Hybrid está equipada com um motor turbo de 1,2 litros e 3 cilindros, com 100 CV, uma bateria de iões de lítio de 48 volts e a transmissão eletrificada de dupla embraiagem (eDCT) de 6 velocidades, que inclui o motor elétrico de 21 kW, o inversor e a unidade central da transmissão. 

E a potência elétrica adicional aumenta a flexibilidade a baixas rotações e durante a aceleração. Além disso, esta tecnologia permite a recuperação de energia durante a desaceleração.

Mas o grupo propulsor híbrido oferece inúmeras vantagens, entre as quais a função e-launch, que permite arrancar em modo 100% elétrico, para um arranque suave e silencioso, sem consumo de gasolina. 

Da mesma forma, o motor elétrico aumenta a eficiência e a dinâmica do veículo, permitindo que o motor a combustão se desligue em determinadas situações. Isto acontece quando se viaja em cidade ou em estradas rurais com uma condução suave, proporcionando até 1 km de autonomia elétrica a velocidades inferiores a 30km/h. Também é ativado em condições estáveis, em estrada plana ou em autoestrada com inclinação descendente, quando o condutor liberta o acelerador, permitindo uma gestão eficiente da energia e da bateria. 

A função e-creeping depende exclusivamente da energia elétrica e é utilizada principalmente para fazer movimentos curtos para a frente sem pressionar o acelerador, como quando se está preso no trânsito (e-queueing). Também é utilizada para estacionar com propulsão 100% elétrica, quer em primeira velocidade quer em marcha-atrás (e-parking). 

Tanto a versão elétrica como a versão híbrida incorporam a filosofia “easy drive”, oferecendo um nível de simplicidade sem precedentes: apenas dois pedais garantem uma experiência de condução descontraída e sem esforço, particularmente adequada para ambientes urbanos.

BAMBOO a bordo

E a FIAT alcançou um outro marco na indústria automóvel ao utilizar, para a versão Grande Panda La Prima, o “BAMBOX Bamboo Fiber Tex®”, um têxtil dedicado que contém fibras de bambu reais, para criar o revestimento do tablier do Grande Panda. 

Já o tablier da versão La Prima é assim revestido com uma composição têxtil especial criada especificamente para o Grande Panda que não só recorda o bambu no exterior, mas também na sua estrutura: 33% deste tecido é feito de fibras de bambu verdadeiras e puras.

Duas configurações para a versão 100% elétrica

O novo veículo familiar na sua versão elétrica apresenta-se em duas configurações: o Grande Panda La Prima, topo de gama, totalmente equipado, e o (Grande Panda)RED, um modelo mais acessível e ainda mais relevante do ponto de vista social, apoiando uma causa. Esse último apresenta elementos de design distintivos, como as jantes de aço brancas de 16” e o logótipo ‘RED’ no pilar B. 

E o O (Grande Panda)RED também representa o compromisso da FIAT com a saúde global em parceria com a (RED). Estabelecida em 2021, a colaboração personifica a crença partilhada de que cada um de nós pode fazer a diferença. Para facilitar a vida do cliente, a FIAT disponibiliza duas opções, sendo que o cliente apenas tem de escolher a cor. Na sua versão elétrica, o Grande Panda terá um preço inicial inferior a 24.000 euros em Portugal.

Grande Panda Híbrido: POP, ICON e LA PRIMA

Em primeiro lugar, está disponível a versão POP, a versão de entrada que vai direta ao assunto: oferta ADAS completa, ar condicionado manual, painel de instrumentos de 10”, eDCT automática, travão de estacionamento elétrico (EPB) e, para diversão dos seus condutores, serviços conectados através da estação dedicada para smartphone. 

E essa última oferece vantagens adicionais em relação às estações de smartphone básicas, com o Autolaunch equipado com a tecnologia NFC, que é ativada com a simples colocação do telefone sobre a estação e o botão Home, situado no painel de bordo que permite ao utilizador regressar rapidamente ao ecrã principal ou à interface da aplicação, premindo-o. Este botão permite um acesso fácil ao ecrã inicial, assegurando uma transição sem problemas entre diferentes funções ou aplicações durante a condução.

ICON

Mas a configuração Icon, a versão “core”, foi criada para oferecer aos clientes um elevado nível de modernidade, como o sistema de infotainment com ecrã de 10,25”, faróis e luzes traseiras com tecnologia LED. De facto, esta versão permite-lhes atualizar o seu equipamento através de dois packs: tech ou style. O pack tech inclui controlo automático da climatização, navegação integrada e conectada, sensores de estacionamento dianteiros e câmara de visão traseira, e um carregador sem fios que aumenta o conforto, a segurança e a comodidade; por seu lado, o pack style inclui jantes de liga leve de 16 polegadas, barras de tejadilho, placas de proteção e vidros de privacidade, com impacto no visual do veículo. 

E para fechar a gama de híbridos, surge o Grande Panda La Prima, o porta-estandarte do primeiro modelo da nova família da marca. O seu carácter diferenciador é claramente visível nas jantes de liga leve de 17” dedicadas, nos tecidos de alta qualidade e no inovador ‘BAMBOX Bamboo Fiber Tex®’, que inclui também todas as caraterísticas proporcionadas pelos packs tech e style. Este tecido realça o compromisso contínuo da marca em incorporar materiais significativos na indústria automóvel. O Grande Panda híbrido terá um preço inicial inferior a € 19.000 euros na Europa.

ADAS

O Fiat Grande Panda inclui um conjunto abrangente de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) para uma experiência de condução segura e cómoda. E as principais opções incluem a Assistência ao Estacionamento com sensores traseiros (e, de série no La Prima, sensor dianteiro e câmara de visão traseira), bem como funcionalidades de condução assistida como o Cruise Control, o Limitador de Velocidade, a Travagem de Segurança Ativa e a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem. 

Além disso, os alertas de perigo fornecem informações sobre o limite de velocidade e avisos de atenção do condutor, enquanto os sistemas de segurança ativa alertam para portas abertas ou para a bagageira, assegurando que tudo está bem fechado antes de conduzir. Estas tecnologias trabalham em conjunto para aumentar a segurança e a comodidade na estrada.

VEJA TAMBÉM:

Serviços conectados

O painel digital de 10“ aliado  ao ecrã tátil de 10,25” garante o espelhamento sem fios para ter todas as funções do telemóvel no grande ecrã central. E o carregador de telemóvel sem fios combinado com até 4 carregamentos rápidos USB-C torna a vida a bordo prática. 

E a Fiat oferece dois packs disponíveis para manter o cliente do Grande Panda conectado e seguro. O Connect ONE é a oferta standard que a FIAT disponibiliza, incluindo serviços como a Chamada de Ajuda SOS para contatar facilmente os serviços públicos de emergência, a assistência rodoviária e o Relatório do Estado do Veículo. Já o pack Connect PLUS inclui serviços como o Vehicle Finder e o serviço Connected Navigation – ajuda o condutor a encontrar as melhores rotas, estacionamento e estações de carregamento. 

Mas para completar, o serviço e-ROUTES agrega ao pack Connect PLUS orientação aos condutores para os postos de carregamento elétrico disponíveis durante as suas viagens, de acordo com as suas necessidades de autonomia. E isso Graças à sincronização da aplicação e-ROUTES com os dados estáticos e dinâmicos do veículo.

OPINIÃO DO FREIRE

Para fazer sucesso em Portugal e na Europa, a Fiat vai precisar investir forte no marketing tradicional e digital, colocando o cliente em potencial para conhecer e testar o carro, enfatizando todos os os seus diferenciais perante a concorrência atual. Benefícios de carregamento e uma garantia maior seriam dois diferenciais importantes perante a concorrente e para atrair novos interessados. 

Pode ser um divisor de aguas para a marca não só em Portugal, como em vários outros mercados da Europa. Contudo, entretanto e todavia, o Grande Panda, que poderá chamar apenas Panda no Brasil e em outros centros, deverá ser um grande sucesso de vendas principalmente em terras tupiniquins. É o SUV Compacto que o consumidor brasileiro espera: forte, robusto, design italiano único e inovador, espaço por dentro e com uma pegada aventureira e fora de estrada. Pronto para enfrentar os buracos, terrenos e estradas problemáticas.

Aliando tudo isso, a forte rede de concessionárias em todo o Brasil e o agressivo e competente marketing/comercial da Fiat do Brasil. Isso mesmo. A Fiat entende e conhece como ninguém o caminho do sucesso no mercado brasileiro e sul-americano e fará com que o novo Panda seja o carro mais vendido nessas regiões.

E para isso, deveremos ter versões a combustão, híbrida e elétrica (cereja do bolo para os mais aficionados, dispostos a pagar o preço e a exclusividade). Mas, o Panda só deve estrear em terras sul-americanas em 2026, como versão 2027. A não ser que a Stellantis acelere o processo e leve a versão elétrica para gerar o desejo e fazer com que os clientes esperem a chegada das outras versões produzidas em Betim.

Eu tive o primeiro contato na concessionária C.A.M. Fiat no Porto e fiquei muito impressionado com o que vi. E em breve, com o test drive, e avaliação, poderei reforçar minhas opiniões. Mas acredito fortemente no sucesso do novo Panda, principalmente, nos mercados onde a Fiat é líder e referência. E se a marca quiser fazer sucesso no continente Europeu vai precisar investir forte e reforçar sua rede de concessionários em vários aspectos e sentidos. E/ou seguir os paços das co-irmãs francesas, líderes de vendas, em vários centros europeus. Vamos aguardar. E você, o que achou? Fica ou passa? 

Posts relacionados

Fiat promove mudanças na linha Toro

Fiat promove mudanças na linha Toro

A Fiat Toro Ultra agora é Turbo Flex 270. Antes equipada com motor turbo diesel e uma das versões topo…
O Que O Futuro Reserva Para O Fiat Grand Panda Em 2025

O Que O Futuro Reserva Para O Fiat...

E o novo Fiat Grand Panda já começou a ser apresentado aos clientes portugueses desde o final de janeiro. E…
Fiat e Adriane Galisteu protagonizam mais uma história campeã

Fiat e Adriane Galisteu protagonizam mais uma história...

Mais um vídeo genial com muito engajamento e repercussão protagonizado pela Fiat do Brasil. Líder de vendas e de criatividade,…
Lavamos 1 carro por menos de € 5 Euros em Portugal

Lavamos 1 carro por menos de € 5...

Lavamos um carro por menos de € 5 Euros em Portugal ! ✌️✅👍🏻🇵🇹Lavagem express Self Service em Portugal por menos…
Renault Symbioz: o carro misterioso da semana

Renault Symbioz: o carro misterioso da semana

Renault Symbioz: o carro misterioso da semana ! E o carro misterioso mostrado por mim na última semana é o…

Deixe um comentário

Faça parte de nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das notícias mais recentes

ou