Toyota Corolla Cross faz estreia na Stock Car. E até nas pistas, o sedan está perdendo espaço para o crossover ou SUV. Foi apresentado oficialmente o novo Toyota Corolla Cross que disputará o campeonato da Stock Car Pro Series em 2025. Feito sobre a plataforma Audace SNG01, o SUV foi mostrado para as equipes de engenharia e executivos da Toyota GAZOO Racing na Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar, empresa promotora da Stock Car.
VEJA TAMBÉM:
- Toyota do Brasil abre inscrições para programa de estágio 2025
- Novo Fastack da Citroen: Basalt e o Compass Elétrico da LeapMotor
- Toyota confirma Hilux híbrida para 2024
E o sucesso de vendas da Toyota, Corolla Cross, vai acelerar na categoria em 2025, inaugurando uma nova era na competição.Mas a história da Toyota GAZOO Racing na Stock Car começou em 2020, quando o atual Toyota Corolla estreou no grid da categoria.
Entretanto, desde então, tem escrito uma história de conquistas ao longo dos primeiros cinco anos de disputas, com 106 corridas, 49 vitórias, 27 poles, 37 voltas mais rápidas e 141 pódios.
Projeto
Fabricada pela Magna Compósitos, a carroceria em material compósito inclui fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar.
Já o motor passa a ser turboalimentado e de 2,1 litros com aproximadamente 500 cv de potência, utilizando gasolina Podium. Enquanto o câmbio inglês de competição XTrac é sequencial e semiautomático, com seis velocidades, e é um dos destaques ao lado da conectividade proporcionada pelo sistema Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro.
Audace SNG01
A sigla SNG01 significa “Stock New Generation 01”. Homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo, os novos carros da Stock Car 2025 foram criados pela Audacetech em parceria com ArcelorMittal, IPT e SENAI. O desenvolvimento utilizou simulação computacional da Siemens e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Desde outubro de 2024, o controle de processos de fabricação utiliza softwares de inteligência artificial de última geração operados pela brasileira Tractian.