Motores e ação

Chevrolet desenvolve novos carros elétricos no Brasil

Front view of 2024 Chevrolet Blazer EV SS in Radiant Red Metallic with headlights illuminated. Preproduction model shown. Actual production model may vary. 2024 Chevrolet Blazer EV available Spring 2023.

Blazer EV já está em testes no país e novidades serão lançadas até 2025

De olho e mão na massa na eletrificação. Entre as principais iniciativas da General Motors está o investimento de US$ 35 bilhões até 2025 para o desenvolvimento de uma nova geração global de veículos elétricos, e a América do Sul tem importância estratégica nesse projeto. Isso porque a GM tem na região um complexo de engenharia e profissionais de talento capazes de contribuir para acelerar a chegada desses EVs ao mercado.

GM inicia no Brasil colaboração para desenvolvimento de EVs

A ampla estrutura que a companhia possui no Brasil com o Campo de Provas e o Centro Tecnológico vem sendo utilizada para contribuir com o desenvolvimento de determinados modelos desta futura geração de veículos globais 100% elétricos. As principais colaborações estão relacionadas às áreas de eficiência energética e de conectividade, além de testes de certificação e homologações necessárias para customizar os EVs à legislação e às preferências de diferentes mercados.

INVESTIMENTOS

Tanto o Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA) como o Centro Tecnológico (CT) da empresa ficam no Estado de São Paulo, onde a empresa anunciou em 2019 um aporte extra de R$ 10 bilhões em investimentos até meados da década.

Nova Blazer EV realizando testes na pisa molhada do CPCA

E o Campo de Provas fica em Indaiatuba e conta com uma área equivalente a 1.360 campos de futebol. Lá estão alocados 7 laboratórios e 17 pistas de testes. Já o Centro Tecnológico fica em São Caetano do Sul e recebeu há pouco mais de um ano reforços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, o que permitiu expandir seu leque de serviços.

NOVOS ELÉTRICOS CONFIRMADOS

Em meados de 2022 a GM confirmou o lançamento de dois produtos Chevrolet dessa sua futura geração de EVs que estão em fase final de desenvolvimento, o Blazer EV e o Equinox EV. 

Chevrolet Equinox EV é mais um SUV elétrico da GM

Ambos os modelos serão equipados com a tecnologia Ultium, que consiste em uma plataforma modular específica para veículos elétricos com diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química muito mais avançada.

Mas, tudo isso se traduz em melhor autonomia, maior velocidade de recarga e maior prazer de dirigir. Com esta plataforma é possível fabricar desde carros compactos, passando por SUVs, superesportivos até grandes picapes.

A expectativa é que o ritmo acelere ainda mais conforme a ampliação de tipos de modelos à disposição do consumidor. Os maiores centros produtores e exportadores de automóveis são os que mais rápido estão adotando os EVs, com destaque para a China, Europa e Estados Unidos. Tanto que em 2022 quase 10% das vendas globais de veículos de passeio já foram de elétricos, ante 8,3% no ano anterior, de acordo com a consultoria EV Volume.

VEJA TAMBÉM:

Siga e acompanhe a Resenha Automotiva no Spotify:
Sair da versão mobile