BRT de Salvador recebe ônibus elétricos com chassis O 500 da Mercedes-Benz

Previous slide
Next slide

A Mercedes-Benz reforça sua presença no sistema BRT de transporte coletivo urbano de Salvador, capital da Bahia. Oito unidades do e-Bus, ônibus totalmente elétrico a baterias da Eletra, já circulam nos corredores do sistema, todos montados sobre chassis O 500 U da marca da estrela de três pontas. Cinco unidades do e-Bus foram adquiridas para a Ótima Transportes (OT Trans) e três para a Plataforma Transportes.

Com carroceria Caio eMillennium de 12,5 metros de comprimento, para 72 passageiros, o e-Bus recebe motor elétrico, inversor e bateria WEG. O veículo se destaca pela operação silenciosa e zero emissão de poluentes, como gás carbônico e material particulado. O veículo se caracteriza também pelo piso baixo, ar condicionado e wi-fi.

“Nós somos parceiros em todos os 22 anos da Eletra, empresa que é referência em tecnologia de tração elétrica e que, desde o ano passado, passou a ser vizinha da nossa fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no bairro da Paulicéia”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O objetivo é desenvolver e oferecer linhas de produtos que se complementam. Assim, unimos forças para atender a todas as demandas do mercado e dos nossos clientes por ônibus elétricos”.

De acordo com o executivo, o atendimento aos gestores e aos operadores do transporte coletivo urbano de Salvador vai além dos novos e-Bus. “Os grupos Ótima e Plataforma adquiriram um total de 187 ônibus. Desse volume, 119 unidades são de modelos OF 1721 da Mercedes-Benz. Outras 50 unidades do chassi LO 916 e 18 unidades da família O 500 U”, informa Walter Barbosa. “Isso reafirma a destacada preferência dos produtos da nossa marca nas renovações e ampliações de frotas das grandes capitais do País”.

Quatro eBus para a cidade de Vitória

Ampliando a presença de ônibus elétricos nos sistemas de transporte de grandes cidades do Brasil, o Governo do Espírito Santo adquiriu quatro unidades do eBus Eletra para operação na Região Metropolitana de Vitória.

Assim como em Salvador, os ônibus Eletra para a Grande Vitória são montados sobre chassis Mercedes-Benz O 500, com carroçaria Caio eMillennium de 12,5 metros de comprimento e motor elétrico, inversor e bateria WEG.

“Este é o início de uma grande jornada rumo à eletrificação do transporte público nas principais cidades brasileiras. Salvador e Vitória foram pioneiras. São capitais que compreenderam a importância dos veículos de zero emissão para a qualidade de vida de seus cidadãos. E veículos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional. A Eletra orgulha-se de escrever, com Mercedes-Benz e Caio, mais esse capítulo da história da eletromobilidade no Brasil”, afirma Milena Romano, presidente da Eletra.

“Temos importantes parceiros de negócios que tornam possível a concretização de grandes comercializações, agregando qualidade, tecnologia e segurança ao transporte de passageiros de grandes cidades brasileiras, como Salvador. Os Grupos Ótima e Plataforma agregaram em suas frotas o que há de mais tecnológico de nosso portfólio de produtos”, ressalta Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.

eO500U –  chassi a baterias desenvolvido para o País

Alem dos ônibus em parceria com a Eletra, a Mercedes-Benz do Brasil também desenvolveu e lançou para o mercado o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da marca que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País.

eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, assim como para a América Latina e outros mercados de exportação. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro tem referência no ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.

A robustez mecânica do consagrado chassi Mercedes-Benz O 500, linha com mais de 15.000 unidades vendidas na América Latina, garante a qualidade amplamente reconhecida no Brasil e no mercado externo. Isso possibilita que o eO500U ofereça o maior PBT – peso bruto total (21.200 kg) e a maior capacidade de passageiros da categoria (até 83 passageiros na configuração padron).

“Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade”, afirma Walter Barbosa. “Estamos muito orgulhosos e felizes, pois isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade”.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil

Posts relacionados

Rally Rota Bahia invade a cidade de Valente

Rally Rota Bahia invade a cidade de Valente

A cidade de Valente, capital brasileira do sisal, distante 238 km de Salvador/BA, vai receber o Rally Rota Bahia no…
Fenabrave: transações de usados crescem em março

Fenabrave: transações de usados crescem em março

As transações de veículos usados atingiram, em março, 1.307.795 unidades, alta de 32,2% sobre fevereiro e evolução de 9,9% sobre…
Scania e Compagas iniciam demonstração com ônibus movido a GNV no transporte metropolitano

Scania e Compagas iniciam demonstração com ônibus movido...

Um ônibus 100% movido a gás natural veicular (GNV) passou a integrar, desde o dia 3 passado, o transporte coletivo…
Transações de usados retraem em fevereiro e permanecem positivas no bimestre

Transações de usados retraem em fevereiro e permanecem...

No mês de fevereiro, as transações de veículos usados apresentaram queda de 6,7% sobre janeiro e baixa de 2,3% sobre…
Volvo termina 2022 com excelentes resultados

Volvo termina 2022 com excelentes resultados

A Volvo encerrou 2022 de forma muito positiva, com excelentes resultados em todas as suas áreas de negócio. Além de…
Grid Racing vence as 1000 Milhas e comprova confiabilidade dos carros da AMG Cup

Grid Racing vence as 1000 Milhas e comprova...

Foram mais de 12 horas na pista, 316 voltas no Autódromo de Interlagos e a vitória na categoria GT4 Light…

Deixe um comentário

Faça parte de nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das notícias mais recentes

ou