Carros estreando motor turbo e veículos inéditos. Confira a sequência de lançamentos Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot, RAM e Citroën). Qual o mais esperado?
Braba do Freire: Os próximos lançamentos da Fiat, Peugeot, RAM e Citroën. E aí, people? Depois de muito insistir consegui apurar os próximos lançamentos das marcas das “estrelas” (Stellantis): Fiat, Jeep, Peugeot, RAM e Citroën. Estão preparados? Então bora lá. Se os planos e as prioridades não mudarem, o que pode acontecer a qualquer momento, a sequência será a seguinte depois da Ram 1500 Limited, que estreia esta semana.
A confirmação do nome da nova picape média monobloco da RAM deve acontecer nas próximas semanas em mais um vídeo “striptease” Stellantis. E o lançamento da primeira picape da marca produzida no Brasil, no complexo de Goiana, PE, será em junho, quando começa a sequência de lançamentos. Mas a chegada nas lojas e primeiras entregas, só em julho.
Já falamos aqui na coluna, no site e no canal sobre a picape, basta pesquisar ou conferir os links. A marca do bode não para de ganhar mercado e gerar valor no Brasil e a chegada da Rampage vai ampliar e muito os clientes. Vai bater de frente com as picapes médias da concorrência, consagradas, e para seguir o plano de crescimento.A RAM já tem ampliação de rede em crescimento. Atualmente são 60 pontos de venda e até dezembro serão 100. Fica ou passa?
FIAT STRADA TURBO
Desde a sua atualização e última grande mudança, em 2020, os clientes, lovers e haters sempre pediram e questionaram a Fiat: quando chega a versão turbo? E hoje respondemos. Provavelmente a motorização 1.0 turbo de 130 cv (Pulse e Fastback) será lançada entre junho e julho e vai equipar apenas as versões Ranch e a nova Ultra. Vem para combater a Chevrolet Montana e manter os clientes urbanos que “compram” a ideia de um “SUV compacto” com caçamba.
Mas, além do motor, a Strada deve ganhar equipamentos do Pulse e do Fastback e um “tapa na peruca” ou “harmonização de design” leve. Novidades para manter a liderança e combater a concorrência. E o prazo de entrega? Vai diminuir?
FIAT TORO 2024
“E a Toro, hein Freire?” você pode perguntar. Deverá perder algumas versões turbo diesel, e ganhar 4×4 na motorização turbo flex 1.3 (mesmo conjunto do Jeep Renegade). Será hein? Além disso, ganhará alguns “retoques” e diminuição de versões. Chegando junto com a Strada Turbo ou na sequência (entre julho e agosto).
PEUGEOT 208 TURBO
Já a rede Peugeot terá, até que enfim, após muitos anos de espera e testes realizados pelas equipes de engenharia, o tão esperado 208 Turbo GT (1.0 de 130 cv). Tem mercado e espaço para crescer nas vendas? Deverá ter preço de SUV compacto, mas a Stellantis precisará ser agressiva e criativa para não perder mercado e ampliar a participação da marca francesa. A chegada da novidade deverá ocorrer entre julho e agosto.
Anunciada em primeira mão pelo motoreseacao.com, em agosto de 2022, a nova picape média da Fiat ou a primeira para o Brasil, a Titano será lançada entre setembro e outubro deste ano. Também no formato “striptease”, mostrada aos poucos, a picape vem para ocupar o topo da gama da Fiat no Brasil, por enquanto, e para enfrentar Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. Além de muito conteúdo e recursos tecnológicos, como câmera 360º, tela multimídia de 10” e Adas, a picape terá motor 2.2 turbo com 200 cavalos.
Se vai vender muito ou não, só o mercado e o tempo vão dizer, mas a Fiat tem a seu favor o agressivo modelo de vendas para produtor rural, uma rede forte e numerosa em todos os estados do Brasil e sete anos de comercialização da Toro, além da tradição em picapes compactas, graças à líder Strada. Mas a Fiat Titano precisará ter qualidade, e a rede, por sua vez, excelência e evolução na prestação de serviço das concessionárias. Além de capacitar bem os profissionais para que o plano siga um bom caminho.
CITROËN C3 AIRCROSS
E para finalizar o ano de lançamentos, em novembro, a marca francesa Citroën iniciará as vendas do novo SUV compacto de 7 lugares, o C3 Aircross. Segundo produto da linha que será produzido em Porto Real, RJ. Com porte de Volkswagen T-Cross e Nissan Kicks, o modelo chega para a disputa do concorrido mercado de SUVs compactos com o diferencial de poder transportar até 7 pessoas.
Mas seguindo a proposta do Citroën C3, sem muito luxo e com preços competitivos, será uma opção diante da minivan Chevrolet Spin. E tem tudo para atrair olhares e interesse de clientes de vários segmentos. Porém continuarei sendo repetitivo. A rede de concessionárias e a marca vão precisar de muito trabalho e poder de convencimento para fazer o cliente ir à loja, testar e levar o carro. Tenho certeza que agressividade e ações não faltarão por parte da Stellantis.
MAIS BOMBADAS DO MOTORES:
- Nova pickup RAM desafia a Hilux | Resenha Automotiva
- Nova Picape Fiat para enfrentar a Hilux | Titano
- Novo Yaris Cross Hybrid e próximos lançamentos Toyota
E aí, qual desses lançamentos você está esperando ou apostaria suas “fichas” que será um sucesso? E sem parar, as marcas do grupo das “estrelas” vão apresentar mais competidores e opções para o mercado brasileiro. Aguardemos os resultados, preços e condições para enfrentar os competidores. Comente e repercuta conosco. Valeu “people”, fique de olho no Guia do Carro e no nosso canal youtube.com/motoreseacao para acompanhar vídeos e comentários sobre os produtos. Avante.