Nissan trabalha para expandir tecnologia de recarga bidirecional

Previous slide
Next slide

Em meio aos esforços para o combate às mudanças climáticas em todo o mundo, a redução de emissões dos gases de efeito estufa vai exigir grandes mudanças na forma como geramos e distribuímos eletricidade. Nesse caminho, os veículos elétricos têm desempenhado um importante papel para mudar as regras do jogo.

E não é só porque eles eliminam as emissões de CO2, mas também porque contam com a tecnologia de recarga bidirecional, que permite que o veículo elétrico desempenhe o papel de um carregador móvel e armazene energia renovável para ajudar seus proprietários a racionalizar a conta de energia elétrica, devolver energia à rede ou estabilizar o sistema em horários de pico, entre outros benefícios para a sociedade.

As pessoas vêm prestando mais atenção nos impactos do fornecimento de energia e, por isso, os veículos elétricos equipados com a tecnologia V2X (veículo para tudo) desempenham um papel fundamental nesta evolução.

Em testes já realizados em diversas partes do mundo a Nissan está trabalhando para permitir que os veículos elétricos sejam utilizados como carregadores bidirecionais por meio da tecnologia V2X.

Como funciona a tecnologia V2X?

A tecnologia V2X inclui os sistemas de recarga do tipo V2H (do veículo para a residência), V2B (do veículo para o edifício) e V2G (do veículo para a rede). Estes sistemas bidirecionais permitem que a bateria dos veículos elétricos transfira sua própria energia para outras fontes – como uma casa, empresa ou até mesmo a rede pública – para recuperá-la mais tarde, fazendo a recarga novamente pela rede pública.

Tecnologia V2X já está ajudando a sociedade atualmente

A tecnologia V2X já vem ajudando a sociedade ao beneficiar pessoas e infraestruturas. Para um uso pessoal, o sistema constitui uma fonte de energia elétrica confiável e de baixo custo. Por meio do sistema de recarga V2H, por exemplo, os veículos elétricos podem reduzir a conta de energia elétrica abastecendo uma residência com energia durante os horários de maior demanda – quando os moradores podem sofrer aumento no valor da tarifa – e depois recuperando a energia quando tanto a demanda como as tarifas estão mais baixas.

Na prática, os veículos elétricos podem descarregar energia quando as famílias chegam em casa do trabalho ou da escola, acendem as luzes e ligam eletrodomésticos que consomem mais energia, como o ar-condicionado, para recarregá-la mais tarde a medida que o uso de energia na residência começa a cair.

Fonte: Nissan

Posts relacionados

“Compra Certa Nissan” com taxa 0% em outubro

“Compra Certa Nissan” com taxa 0% em outubro

Compra Ceta Nissan com taxa 0% para toda linha. Mas corre e aproveite, pois é só nos dias 18 e…
Novo SUV japonês para ser líder - Resenha Automotiva

Novo SUV japonês para ser líder - Resenha...

Motores E AÇÃO - Resenha Automotiva Podcast, o novo sub japonês chega ao mercado brasileiro.
Nissan é a marca que mais cresce no primeiro semestre de 2024

Nissan é a marca que mais cresce no...

Recorde e crescimento. E a Nisan foi a Marca que mais cresceu em vendas no Brasil em 2023, entre as…
Últimos dias para se inscrever no Programa de Estágio da Nissan

Últimos dias para se inscrever no Programa de...

É universitário e está interessado em estagiar na Nissan? Até o próximo domingo, 10 de dezembro, você pode realizar sua…
Nissan Versa 2024 chegando nas lojas em julho

Nissan Versa 2024 chegando nas lojas em julho

Novo Nissan Versa 2024 chegando nas concessionárias em julho. Confira o que já sabemos até agora. Fica ou passa?

Deixe um comentário

Faça parte de nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das notícias mais recentes

ou