Pelo segundo ano consecutivo, Araxá (MG) se transformará na capital nacional dos ralis cross-country. A cidade mineira, localizada a 390 quilômetros da capital, Belo Horizonte, foi novamente escolhida para ser a base do Rally Minas Brasil que, entre os dias 07 e 11 de março, abrirá o Brasileiro da modalidade, reunindo motos, carros, UTVs e quadriciclos.
Com população estimada em 108 mil habitantes (segundo o IBGE), o município da região do Triângulo / Alto Paranaíba é parte do Circuito das Águas. Também é conhecido pelas reservas das maiores jazidas de Nióbio do mundo – o material tem uso cada vez maior na indústria automobilística e em componentes de precisão ligados à geração e armazenamento de energia. Outro destaque são os doces artesanais.
Como já ocorreu no ano passado, Araxá se prepara para receber a caravana de pilotos, navegadores e equipes de braços abertos. Além de destacar a vocação turística da região – os competidores também passarão por Sacramento, Ibiá, Pratinha e Tapira –, o Rally Minas Brasil movimenta a economia local.
“Nós temos uma imensa satisfação de receber os melhores pilotos e navegadores do Brasil pela segunda vez consecutiva. Para nós, o rally fomenta muito o turismo e economia, cria entretenimento para a população e ainda conta com um viés solidário. Araxá está mais uma vez de portas abertas e, com certeza, teremos mais um evento sensacional”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Juliano César da Silva.
De outro lado, o secretário de Esportes, José Antunes Soares Júnior, reforça a importância do evento para Araxá. “O esporte é cheio de adrenalina, encanta e desperta interesse na população, além de proporcionar lazer. Teremos a oportunidade de apresentar aos participantes nosso município, fortalecendo o turismo e envolvendo o comércio local”, afirma ele.
Inscrições
A quinta edição do Rally Minas Brasil será disputada em três dias de especiais cronometradas, com extensão entre 180 e 200 quilômetros cada. Pilotos e navegadores atravessarão regiões montanhosas, com trechos técnicos e sinuosos que exigirão atenção e testarão pilotos e navegadores. O rally terá como base o Grande Hotel Termas de Araxá, que receberá o parque de apoio mecânico e a secretaria de prova.
Ainda a quase um mês da largada, a lista de inscritos tem aumentado diariamente, seja nas duas e quatro rodas. Por meio do site www.rallymakers.com.br é possível garantir um lugar no grid de uma disputa que promete ser emocionante.
Fonte: Confederação Brasileira de Motociclismo
Foto: Doni Castilho/DFotos