Dakar 2023: Marcelo Medeiros conclui na nona posição entre os quadriciclos

Previous slide
Next slide

Marcelo Medeiros (FOTO), piloto da TAG Racing, encerra sua participação no 45° Dakar, ficando no nono lugar Quadriciclos FIM. Mesmo com o feito histórico de quatro vitórias durante as 14 etapas do evento, e com penalidades aplicadas por não ter completado a terceira especial devido a uma queda, o maranhense finalizou a competição com 86h47min55seg.

Neste domingo, 15, o titular da Yamaha Raptor 700, #159, completou os 164 quilômetros do trecho cronometrado, entre Al-Hofuf e Dammam, em 01h44min27, o terceiro mais rápido do dia. O Dakar teve início no domingo, 01 de janeiro e prosseguiu até este domingo, 15 de janeiro, com chegada em Damman, no Golfo Pérsico.

Vencedor da penúltima etapa, Medeiros foi o primeiro a partir entre os quadriciclos. Já sabendo da diferença de mais de 28 horas do líder da competição, o francês Alexandre Giroud (que venceu o Dakar), o maranhense garantiu uma pilotagem segura e conservadora para cruzar bem a linha de chegada.

“Foi um rali diferente e com sensação de vitória neste desafio. Chegamos ao fim de mais um rali Dakar com frio e chuva, condições que não estou acostumados devido ao clima do Maranhão. Infelizmente, viemos de uma queda no terceiro dia o que tirou a nossa chance de concorrer ao título. Mas conseguimos reverter, não desisti, estava muito bem preparado e consegui vir tirando a diferença a cada etapa e conquistar quatro vitórias muito difíceis, que serviu de lição não só para mim como também para toda a equipe”, declara o maranhense que fez a sua quinta participação no Dakar.

“De qualquer forma, termino este Dakar com o espírito de dever cumprido. Agradeço a todas a torcida e mensagens recebidas, pois foram essenciais como motivação ao longo dos dias. E estaremos novamente no próximo ano para a edição 2024 mais fortes”, completa Medeiros.

Na última especial deste Dakar, o percurso entre Al-Hofuf e Dammam foi dominado por pisos de terra firme, intercalados por areões à beira mar praticamente sem dunas, e quase sem variação altimétrica. Dois longos percursos, quase em linha reta. Os competidores puderam aproveitar ao máximo uma pilotagem prazerosa e os belos cenários do caminho que levou à costa do Golfo Pérsico. O palco para o pódio final foi às praias de Dammam.

O piloto da TAG Racing e seu Yamaha 700 enfrentaram, durante estas duas primeiras semanas do ano, a um total de 8.500 quilômetros, dos quais 4.500 quilômetros foram especiais cronometrados e o restante divididos entre trechos iniciais e finais de deslocamento.

Marcelo Medeiros realizou a segunda participação consecutiva na Arábia Saudita, no ano passado completou em sexto, vencendo três etapas. O piloto pentacampeão do rali do Sertões conta com outras três participações no Dakar, quando a competição aconteceu na América do Sul. Em sua estreia, em 2016, e no ano seguinte o maranhense não finalizou a prova. Em 2018, ficou em quarto lugar entre os quadriciclos. Agora, em 2023, completou na nona posição, com quatro vitórias consecutivas, da 10ª a 13ª etapas.

Fonte: Sig Comunicação
Foto: Marcelo Machado de Melo/Fotop

Posts relacionados

Estudantes buscam "emprego dos sonhos" na Fórmula E

Estudantes buscam "emprego dos sonhos" na Fórmula E

O sonho de muitos estudantes de engenharia é trabalhar no automobilismo de competição de alto nível. E esse será o…
Lucas Moura representará o Brasil no Troféu Academy da FIA de 2023

Lucas Moura representará o Brasil no Troféu Academy...

O mineiro Lucas Moura (FOTO) será o representante brasileiro no Troféu Academy da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) na edição…
Beto Monteiro fará estreia na NASCAR Brasil ao lado de Alex Seid

Beto Monteiro fará estreia na NASCAR Brasil ao...

Com a primeira etapa de 2023 da NASCAR Brasil se aproximando, entre 17 e 18 de março, o grid começa…
Toyota GAZOO Racing está pronta para 2023 com o novo GR010 HYBRID

Toyota GAZOO Racing está pronta para 2023 com...

A Toyota GAZOO Racing revelou o GR010 HYBRID Hypercar revisado para a temporada de 2023, quando defenderá seu status de…
Dakar: Lucas Moraes assume a vice-liderança

Dakar: Lucas Moraes assume a vice-liderança

Lucas Moraes segue realizando uma campanha inédita para um piloto brasileiro no Rally Dakar, a maior e mais difícil prova…
Tempestade cancela programação do Dakar

Tempestade cancela programação do Dakar

Organizadora do Rally Dakar, a francesa ASO anunciou às 14h30 (horário local) o cancelamento da parte final da especial que…

Deixe um comentário

Faça parte de nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das notícias mais recentes

ou