“As novas versões da Transit vão nos colocar em importantes subsegmentos nos quais não atuamos hoje, incluindo o de chassis que representa 40% do mercado de vans, para ampliar a participação da linha.”A Ford iniciou a venda da Transit no Brasil no final de 2021, com a versão de passageiros, minibus, e em abril deste ano lançou o modelo Furgão –ambos produzidos no Uruguai, em parceria com a Nordex. O resultado conquistado no mercado nesses 12 meses é comemorado pela empresa.“A Ford é a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros, a Transit Minibus chegou a 12% de participação, com picos de 17%. E a Transit Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em apenas sete meses”, destaca Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
Primeira van automática
A Transit Automática será a primeira van a oferecer esse tipo de transmissão no Brasil, com uma proposta focada na eficiência e produtividade do transporte. Ela traz soluções de engenharia que garantem grande robustez e durabilidade e permitem extrair a máxima eficiência do motor, reduzindo o custo de operação da frota. Entre outras vantagens, a Transit Automática ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota, junto com o sistema auto start-stop, exclusivona categoria e oferecido de série em toda a linha. A van sem pedal de embreagem chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com capacidade de 12,4 m3. Já a Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 em duas versões, com 3.500 kg e 4.700 kg de PBT. Ela tem capacidade de carga de até 2.600 kg e pode ser usada em diferentes aplicações, como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais.
E-Transit 100% elétrica
A eletrificação é outra grande aposta da Ford, com a chegada da E-Transit, van elétrica que já é sucesso no mercado norte-americano e na Europa. Ela começa a ser oferecida na versão furgão em um programa com grandes frotistas para entender as suas necessidades, condições de uso e recarga, de modo a entregar a melhor opção de negócio. A E-Transit 100% elétrica tem tração traseira e tecnologia embarcada de série para minimizar os riscos de paradas imprevistas e maximizar a produtividade. A sua bateria de íons de lítio tem 68 quilowatts e proporciona uma autonomia máxima de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso. Ela pode ser carregada tanto em corrente contínua, de modo rápido, como em corrente alternada. A bateria instalada no assoalho e outras soluções de design preservam o espaço para carga, assim como a durabilidade e a facilidade de modificação. Outra vantagem é o custo total de operação 40% menor, por ter menor quantidade de peças de desgaste e utilizar energia elétrica.
Fonte: Imprensa Ford