A DAF Caminhões apresenta ao mercado brasileiro a sua linha de motores com tecnologia Proconve P8/Euro 6 na 23ª edição da Fenatran, realizada entre 7 e 11 de novembro, na capital paulista.
Os 2.000 metros quadrados do estande da montadora serão palco para a exposição dos caminhões DAF XF e CF, com motorizações adequadas às normas de emissão Proconve P8/Euro 6. Os motores PACCAR MX–11 e MX–13 fazem uso integrado das tecnologias SCR (Redução Catalítica Seletiva) e EGR (Recirculação de Gases a Exaustão), essenciais para reduzir drasticamente as emissões de NOx (Óxidos de Nitrogênio) e MP (material particulado).
O CF Semipesado Rígido, de 6.7 litros, a partir de agora, é equipado com o motor PACCAR PX–7. As mudanças estão no sistema de exaustão, com novo turbocompressor e linhas de combustíveis. Além disso, tem maior torque, novas potências e freio motor de cabeçote de 245cv. Os lançamentos da marca contribuem para a expansão da companhia, que fez, recentemente, diversos investimentos em sua fábrica em Ponta Grossa (PR).
A empresa registrou aumento no volume de produção, criou nova linha de eixos, modernizou equipamentos, expandiu a linha de motores e investiu em mão de obra, com contratação e capacitação de funcionários. “É um ótimo e importante momento para a companhia. Estamos felizes com o que conquistamos e empolgados para crescer ainda mais. Seguiremos sempre com foco no cliente e na qualidade dos produtos que oferecemos a ele, somente assim manteremos nosso crescimento constante e estável. Devemos fechar o ano com 60 pontos de atendimento, incluindo Concessionárias DAF e Lojas TRP, e, para 2023, visamos o crescimento de 6 a 10 instalações a mais. Além disso, prevemos aumento de 15% a 20% na produção do próximo ano, sendo dois terços para o mercado doméstico e o restante para o mercado de exportação”, explica Lance Walters.
Tecnologias do futuro
Outra novidade do estande é o DAF LF Electric 100% elétrico, com autonomia de 280 quilômetros. O LF Electric tem capacidade de 19 toneladas, motor elétrico de 260 kW (370 kW de potência de pico), alimentado por uma bateria de 282 kWh (252 kWh eficazes). O modelo ainda tem sistema de carregamento rápido e está apresentado na configuração 4×2. O LF Elétrico já está sendo entregue a clientes na Europa.
Fonte: VWTB Press